Os médicos dizer ser simples prevenir
o diabetes, e isso faz parte de atendimento de um médico de família, que pode
orientar e também identificar a doença desde o início”
Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos tem diabetes tipo 2, o equivalente a 7,6 milhões de pessoas. Juntos, o diabetes tipo 1 e 2, atingem um total de 10 milhões de pessoas.
“Trata-se de uma doença na qual os níveis de açúcar no sangue estão mais altos que o normal, fator que se persistir pode levar ao infarto, derrame, doenças nos rins, danos aos nervos e perda de visão. O tipo 2 é a mais comum, e o controle não é tão difícil quanto muitas pessoas imaginam”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Dr. Nulvio Lermen Jr.
Ainda de acordo com dados do MS, somente no Brasil, aparecem 500 novos casos por dia. Como forma de alertar sobre a doença a Organização Mundial da Saúde institucionalizou o dia 14 de novembro com o Dia Mundial do Diabetes. Nulvio explica que a alimentação saudável e o incentivo à prática de exercícios físicos desde a infância são medidas fundamentais na prevenção da doença.
“Há alguns anos atrás, o fator genético era supervalorizado, hoje sabemos que a adoção de hábitos de vida saudáveis e a manutenção de um peso adequado são preponderantes para definir o desenvolvimento ou não na doença”, conta.
“Prevenir o diabetes é simples e faz parte do atendimento de um médico de família e comunidade, pois esse profissional acompanha o paciente como um todo. Por isso, pode orientar e também identificar a doença desde o início”, conclui.
Tipos mais freqüentes de diabetes:
* Tipo1 - Diabetes Mellitus insulinodependente: geralmente ocorre em crianças, jovens e adultos jovens e necessita de insulina para o seu controle;
* Tipo 2 - Diabetes Mellitus não insulinodependente: é o tipo mais frequente de diabetes, aparece geralmente após os 40 anos de idade;
* Diabetes gestacional: é o tipo que aparece na gravidez, sobretudo se a mulher tem mais de 30 anos, parentes próximos com diabetes, já teve filhos pesando mais de 4 Kg ao nascer, já teve abortos ou natimortos, é obesa ou aumentou muito de peso durante a gestação.
Para ler mais: http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,544046,10_milhoes_de_brasileiros_sao_diabeticos,544046,9.htm
PS: Faço parte, infelizmente, desta estatística, daí o destaque que dou a esta notícia, esperando ser útil a outras pessoas que já sofrem com essa doença, ou que nem sabem que a têm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário