É isso que aponta o relatório da inspeção especial realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nas contas da Prefeitura de Monte Alegre
É isso que aponta o relatório da inspeção especial realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nas contas da Prefeitura de Monte Alegre, exercício 2013, a pedido da Câmara de Vereadores, depois que o prefeito Sérgio Monteiro (PT) foi afastado, no dia 22 de abril passado.
Segundo o relatório do TCM, os nomes dos servidores municipais foram localizados como "credores" no sistema e-contas da Prefeitura Municipal, todos identificados na rubrica 3.3.90.36.99 - "Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física". A prática é uma afronta ao artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal, e ao artigo 18, caput e & 1º da Lei de Responsabilidades Fiscais, como também ao artigo 9º, inciso III, da Lei Federal nº 8.666/93 (lei das licitações).
Entre aqueles identificados pela inspeção do TCM como recebedores de pagamentos como "prestadores de serviços", há servidores lotados nas secretarias de Finanças, de Saúde, de Meio Ambiente e Administração, inclusive dois secretários municipais. Estes, além dos salários do cargo, ainda receberam valores que variam de R$ 120 mil a R$ 133 mil.
Mas há valores ainda mais vultosos, como o de uma funcionária então lotada na Secretaria de Finanças, que teria recebido R$ 483,5 mil reais como "prestadora de serviço", além de R$ R$ 28,4 mil de salários, segundo o registro no sistema e-contas e citado no relatório do TCM.
Sebastião Rebelo Silva e José Ivonaldo de Souza, analista e técnico de controle externo do TCM, respectivamente, estiveram em Monte Alegre no dia 29 de maio passado para realizar a inspeção. Eles registraram no relatório entregue ao TCM que ouviram servidores municipais incluídos na relação de pagamentos de "Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física". E que estes afirmaram não ter recebido os valores a eles atribuídos.
A Câmara Municipal de Monte Alegre, que solicitou a inspeção especial, deverá receber o relatório do TCM ainda nesta semana. A Comissão Processante criada pelo Legislativo para apurar denúncias de improbidade administrativa contra Sérgio Monteiro deverá receber o documento e analisá-lo.
Outros credores - O mesmo relatório do TCM registra que a Prefeitura de Monte Alegre, no mesmo período de 2013, contratou outros prestadores de "Serviços de Terceiros - Pessoa Física" sem qualquer procedimento licitatório, no valor total de R$ 2 milhões, descumprindo o que determinam o artigo 37, inciso XXI, da Constituição Federal, assim como os artigos 7º, 8º e 9º, inciso III, o artigo 24, inciso II, e o artigo 26, incisos I, II e III da Lei 8.666/93.
A inspeção é um procedimento administrativo de fiscalização e controle realizado pelos tribunais de conta e, salvo exceções, não correm em segredo de justiça. O procedimento realizado nas contas da Prefeitura de Monte Alegre, ano 2013, faz parte do processo 201407267-00, e tem como relator o conselheiro Aloísio Chaves.
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