domingo, 31 de outubro de 2010

JATENE É O NOVO GOVERNADO DO PARÁ

Com 70,5% dos votos, Simão Jatene já pode ser considerado o novo governador do Pará. Ele tem vantagem de 13% sobre a candidata do PT, Ana Júla Carepa, atual governadora do Pará, que buscava a reeleição.

Com quase 85% dos votos apurados, Dilma Rossef já é considerada a nova presidente do Brasil. Ela tem vantagem de 9% sobre o candidato do PSDB, José Serra.

DILMA É A NOVA PRESIDENTE DO BRASIL

Dilma Rousseff (PT) é a primeira mulher presidente do Brasil, segundo o Datafolha.


Com 76,89% dos votos apurados, a candidata petista alcançou até o momento 53,56% dos votos válidos e tem 41,2 milhões de votos. Matematicamente já não pode ser ultrapassada pelo adversário, o tucano José Serra, que tem 35,7 milhões, com 46,44%


A abstenção gira em torno de 20,8%.


O eleitorado brasileiro é de 135 milhões de pessoas.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/

DIFERENÇA PRÓ-JATENETE JÁ É DE 13%

Com 20,7% dos votos apurados, o candidato do PSDB, Simão Jatene, já põe 13% de vantagem sobre a candidata do PT, Ana Júlia Carepa.

Tudo indica que a sentença popular será cumprida: Ana Júlia (PT) será demitida por justa causa, sem direito de receber o FGTS.

Vaza, Ana! A incompetência te destruiu e a falta de pulso firme para controlar os "companheros" aloprados e inimigos do erário ajudaram a te sepultar.

Uma pena! Lamento por ti. E só por ti!

ELEIÇÃO ENCERRADA EM MAIS 14 ESTADOS, INCLUSIVE NO PARÁ

Terminou, às 18h de Brasilia, o horário de votação em mais quatorze estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Amapá, Maranhão, Ceará, Tocantins, Bahia, Piauí, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.


O eleitor que estiver na fila da seção eleitoral neste horário tem direito garantido ao voto.


O horário já havia terminado, às 17h de Brasília, em oito estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás) e no Distrito Federal.


Em quatro estados, a votação vai até 19h de Brasília: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Fonte: http://g1.globo.com/platb/redacao/

PARA: SECRETÁRIA ADJUNTA DE OBRAS DETIDA POR COMPRA DE VOTO

A secretária-adjunta de Obras do Pará e o marido dela foram levados à Polícia Federal de Belém (PA) devido à suspeita de que estavam comprando votos, afirmou a PF.


Alexandra Martins estava em um posto de gasolina da cidade com o marido quando foi abordada por policiais civis, que os encaminharam para a PF.


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), com eles foram encontrados 120 vales de combustível, os quais supostamente serviam para comprar votos.


A Folha não conseguiu localizar os advogados dos dois. De acordo com a Polícia Federal, eles negam ter cometido o crime.


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/

JADER DEFENDE QUE PMDB TENHA CANDIDATO PRÓPRIO EM 2014

O deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA) afirmou, neste domingo, que o partido deve se preparar para ter um candidato próprio à Presidência nas eleições de 2014.


Barbalho, que votou no final da manhã, em Belém (PA), disse que o PMDB tem tido um papel "coadjuvante" no governo federal, mas que inicia a próxima gestão, em caso de vitória hoje de Dilma Rousseff (PT), com uma "participação muito mais acentuada", por ter Michel Temer como vice.


"Acho que o partido deve aproveitar essa eleição e começar a repensar, a rediscutir seu papel na política brasileira." "Com o tamanho" que o partido tem, ele disse não ter "a menor dúvida de que nós [PMDB] teremos essa possibilidade".


Mas o deputado não descartou que Dilma seja a candidata. "As circunstâncias da época ditarão se ela mesma se interessará pela reeleição. Quem é que pode prever o que vai acontecer?"


Falando sobre ter sido considerado um "ficha suja" pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na semana passada, Barbalho se disse mais popular que a lei da Ficha Limpa, que o impediu de ser eleito de novo senador.


"A lei obteve o apoio de 1,3 milhão de pessoas [por meio de abaixo-assinado]. Eu não sei nem como foi conseguido esse 1,3 milhão. Mas [em termos de] vontade popular, só aqui no Pará eu tive 1,8 milhão de eleitores", afirmou.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/

TRE/PA GARANTE PARA HOJE RESULTADO DA ELEIÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) informou que o resultado das eleições no estado deve ser conhecido ainda hoje. No primeiro turno, houve problemas no envio de dados de algumas sessões do interior e a apuração só foi finalizada no dia seguinte. A expectativa é que as falhas não se repitam e a totalização acabe antes da meia-noite.


Neste domingo, no interior do estado, algumas urnas apresentaram defeitos nos municípios de Redenção, Marabá e Nova Ipixuna, um número pequeno diante do universo de mais de 19 mil urnas utilizadas nas eleições no Pará. Os problemas técnicos já foram resolvidos pelo TRE.


As eleições seguem tranquilas em todo o estado. Os candidatos ao governo do Pará, Ana Júlia Carepa (PT) e Simão Jatene (PSDB), votaram pela manhã. De acordo com a última pesquisa do Ibope, Jatene é o favorito na disputa, com 59% dos votos válidos contra 41% de Ana Júlia Carepa.


A coordenação da campanha petista – que aposta na virada – declarou que "a virada eleitoral foi detectada em pesquisas internas do PT". Em Belém, é grande o número de militantes nas ruas distribuindo "santinhos" dos candidatos. A mobilização é bem mais expressiva nesta reta final.


O material de campanha foi espalhado durante a madrugada próximo aos locais de votação, alguns deles contendo informações difamatórias contra os candidatos. O Ministério Público Federal está tendo dificuldades para inibir a boca de urna.

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes

SANTARÉM: ÔNIBUS COM ELEITORES CAPOTA E 24 FICAM FERIDOS

Um acidente envolvendo um ônibus que transportava eleitores da zona rural de Santarém, na região Oeste do Pará, para seus locais de votação, na área urbana, deixou 24 pessoas feridas, neste domingo.

De acordo com relatos das vítimas, o ônibus capotou depois que ficar desgovernado. Segundo o Hospital Municipal de Santarém, as vítimas passam bem e não houve mortes. O motorista teria fugido do local e a suspeita é de que ele estivesse embriagado.

Fonte: http://g1.globo.com/platb/redacao/

AMAZONAS: BARCO COM URNAS E MESÁRIOS PEGOU FOGO

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amazonas informou, neste domingo, que uma embarcação da Justiça pegou fogo, ontem, quando era abastecida de combustível em um porto da cidade de Anori (194 km ao centro de Manaus), no médio rio Solimões. Um policial militar ficou ferido, mas já recebeu alta.


Dentro da embarcação estavam sete pessoas, entre elas o presidente de mesa, mesários e técnicos de informática, além de policiais militares. O fogo se alastrou para outros dois barcos.


Segundo o tribunal, o piloto do barco, identificado apenas como soldado Pereira, da Polícia Militar, sofreu ferimentos leves. Ele foi internado no hospital da cidade e recebeu alta hoje.


No incêndio foram destruídas três urnas eletrônicas e equipamentos de transmissão de dados. Os dois barcos que pegaram foto pertencem a Prefeitura de Anori e outra estava a serviço do programa federal Luz Para Todos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/823261

JATENE DIZ ESPERAR COOPERAÇÃO DE DILMA

Simão Jatene (PSDB), favorito para voltar ao cargo de governador do Pará depois de quatro anos longe do poder, disse, ao votar hoje, que espera não enfrentar dificuldades na relação com um eventual governo federal petista.


Candidatos aproveitaram mal segundo turno; ouça análise
Fernando Rodrigues: Regressão em debates marca segundo turno de presidenciáveis


"Para mim, o Pará é maior que qualquer partido, maior que qualquer liderança política. Espero que qualquer presidente que tenha a honra de sentar na cadeira de presidente deste país tenha exatamente esse cuidado, apesar de alguns não tê-lo", disse, às 10h30.


Para Jatene, "esse tipo de questão [...] é sempre uma agressão à democracia", pois sugere que "você tem que ter prefeito, governador e presidente alinhados, sob pena de você não conseguir governar. Isso é uma doidice".


"Só quero que o governo federal tenha com o povo do Pará o mesmo respeito que eu tenho pelo povo do Estado, independentemente de quem ele [eleitor] votou, qual é o prefeito do município."


Governador no mandato passado, Jatene chamou essa de uma das campanhas "mais bonitas" que viveu.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/

E SE SERRA VENCER A ELEIÇÃO?

Comentários da maioria dos analistas ouvidos pelos canais fechados, nos últimos dois dias, foram centrados naquilo que parece ser uma certeza inequívoca: Dilma será a próxima presidente do Brasil.

Nesse cenário, citam-se as mais diversas situações políticas: uns dizem que Dilma não passará de uma marionete manipulada por Lula, Zé Dirceu e outros membros integrantes do esquema do mensalão; ou seja, manutenção e continuidade da quadrilha montada para roubo de dinheiro público. Nesse quadro, Dilma cumpriria apenas um mandato, trabalhando para a volta de Lula em 2014. A entrevista dela, anteontem, afirmando que Lula será um personagem "presente" em seu governo reforça essa versão.

Há quem descreva um quadro com Dilma assumindo comando próprio, afastando-se aos poucos de Lula. Uma situação em que a cria se volta contra o criador, passando a cercar-se dos radicais do partido, os mesmos que pregam restrições à liberdade de Imprensa, de pensamento e expressão, de apoio irrestrito aos chamados "movimentos sociais", mudanças na Constituição Federal, inclusive no conceito de propriedade privada, princípios estes contidos na primeira versão do polêmico III Plano Nacional de Direitos Humanos, expressão máxima dos radicais do PT.

Mas, e se José Serra ganhar a eleição, contrariando as previsões de todos os importantes institutos de pesquisa? O que vai acontecer? Poucos, até agora, construíram cenários políticos a partir desse pouco provável resultado das urnas.

E se hoje, a partir do meio dia, o notíciário das TV's, rádios e versões on-line dos jornais for invadido por manchetes do tipo "Boca de urna indica a vitória de Serra", "Surpresa: Serra deverá ser eleito presidente" ou coisa do tipo? E, à noite, após a apuração, "Pesquisas desmentidas: Serra eleito presidente", "Serra surpreende e elege-se presidente", ...??????

Erraram as pesquisas? Ou o resultado da eleição será a a provável comprovação da tentativa de fraude das eleições, um esforço brutal de manipulação da opinião pública?

É bom sempre lembrar que o resultado das urnas, no dia 3 de outubro, desmentiu o que afirmaram os institutos de pesquisas, com diferenças maiores ou menores.

Se houver surpresa mais uma vez, será deverasmente interessante ouvir o que vão dizer os dirigentes de institutos de pesquisas, do PT, do presidente Lula, de Dilma Roussef.

Vamos aguardar! Neste momento, milhões de brasileiros estão teclando em números e confirmando na tecla verde.

Vamos aguardar!!

VOTAÇÃO JÁ SE ENCERROU NA CHINA. DEU SERRA COM GRANDE VANTAGEM

Sem nenhum incidente, 278 brasileiros compareceram às três urnas instaladas na China para votar no segundo turno presidencial. O José Serra (PSDB) venceu com folga: 215 votos, contra apenas 49 para Dilma Rousseff (PT). Fecham a conta 14 votos brancos e anulados. Em porcentagem, a vitória tucana foi de 81,4%, contra 18,6% para a candidata governista. As informações são da Folha Online.


Por causa do fuso horário, a votação na China terminou antes de a votação começar no Brasil: 17h em Pequim, 7h em Brasília.


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, agora de manhã, que as eleições no exterior já terminaram em 13 países. São eles: Nova Zelândia, onde a votação terminou às 2h, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Timor Leste, Cingapura, China, Filipinas, Hong Kong, Malásia, Taiwan, Tailândia e Indonésia.

Neste ano, mais de 200 mil eleitores votam no exterior, segundo dados do TSE. Deste total, 168.480 têm idade entre 25 a 59 anos. No exterior, a votação é apenas para o cargo de presidente e vice-presidente da República.


De acordo com o TSE, o número de eleitores aptos a votar no exterior registrou "aumento expressivo" nas três últimas eleições, passando de 69.937 em 2002 para 86.360 em 2006, e ultrapassando a barreira dos 200 mil eleitores neste ano.

Fontes: www.diariodopara.com.br e http://g1.globo.com/especiais/eleicoes

MAIS UM CRIME: PANFLETOS CONTRA JATENE

Panfletos contra o candidato Simão Jatene (PSDB), que concorre ao governo do Estado do Pará, foram jogados em diversas calçadas da capital no início da manhã deste domingo, nos bairros do Jurunas, Telégrafo, Marco, Souza, Entroncamento e Guamá. As calçadas próximas aos locais de votação estão bastante sujas.


São pelo menos três tipos de panfletos, que configuram crime eleitoral. Um deles apresenta um pouco de sofisticação, pois é colorido e possui uma charge, os demais são recortes de jornal preto e branco.

Acredita-se que o material tenha sido jogado nas ruas de Belém entre 3h e 4h deste domingo.

Fonte: http://www.diarioonline.com.br/

PS: Não é difícil imaginar quem mandou jogar esses panfletos em frente às secções eleitorais de Belém. Também é fácil imaginar que o mesmo foi feto em cidades do interior do Estado.

Somente o desespero é capaz de justificar o tamanho desse crime - um crime não apenas eleitoral, mas, e acima de tudo, um crime contra a ética, contra a democracia, cometido por um partido e pessoas que, há trinta anos, pregavam justamente o respeito à democracia, à ética.

A prática demonstra que, na verdade, são coveiros da democracia e da ética.

A eles, nosso repúdio político e eleitoral, o que será feito, hoje, pela maioria dos paraenses e - ainda acredito - dos brasileiros.

sábado, 30 de outubro de 2010

ELEIÇÕES: OITENTA MUNICÍPIOS PARAENSES TERÃO REFORÇO NA SEGURANÇA

Por motivos diversos, tais como histórico de violência na disputa eleitoral, greve de policiais militares, apoio logístico e policial às aldeias indígenas e locais de fronteira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, até a noite deste sábado, o envio de força federal para melhorar a segurança pública, durante o segundo turno das eleições, em 150 municípios de 9 estados brasileiros. Desses, 80 são paraenses.

O TSE poderá receber, ainda, outros pedidos de requisição de força federal, que poderão ser decididos em caráter de urgência pelo presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski.


Confira a lista dos municípios paraenses que terão reforço na segurança:


Belém, Igarapé-Miri, Abaetetuba, Vigia, Santo Antônio do Tauá, Colares, São Caetano de Odivelas, Curuçá, Terra Alta, Muaná, São Miguel do Guamá, Bonito, Cametá, Viseu, Cachoeira do Piriá, Afuá, Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Capanema, Nova Timboteua, Santarém Novo, Baião, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara, Benevides, Moju, Tomé-Açu, Tucuruí, Ourém, Santa Luzia do Pará, Paragominas, Mãe do Rio, Aurora do Pará, Ipixuna do Pará, Augusto Correa, São Félix do Xingu, Senador José Porfírio, Itupiranga, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Palestina do Pará, Rio Maria, Bannach, Xinguara, Água Azul do Norte, Sapucaia, São Geraldo do Araguaia, Piçarra, Barcarena, Santa Maria do Pará, Jacundá, Goianésia do Pará, Ananindeua, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Mocajuba, Pacajá, Anapu, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá,Porto de Moz, Dom Elizeu, Ulianópolis, Curralinho, Concórdia do Pará, Bujaru, Limoeiro do Ajuru, Anajás, Novo Progresso, Tailândia, Acará, Melgaço, Novo Repartimento, Jacareacanga e Breu Branco.

Fonte: www.tse.gov.br

TRE DIVULGA LOCAIS PARA JUSTIFICAR NÃO-COMPARECIMENTO

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) divulgou os locais em que os eleitores poderão justificar seu não-comparecimento às urnas neste segundo turno. A lista reúne 14 municípios paraenses. Em Belém, as Mesas Receptoras de Justificativas funcionarão no Terminal Rodoviário e no Aeroporto Internacional de Belém. Confira a lista completa:


BELÉM: Terminal Rodoviário - Av. Almirante. Barroso, em frente à Praça do Operário / Aeroporto Internacional de Belém;


ALMEIRIM: Cartório Eleitoral - Rua São Benedito, 1250 - Centro / ERC de Monte Dourado - Rua 88, s/nº - Distrito de Monte Dourado / Associação Arejar - Rua 100, s/nº - Distrito de Monte Dourado;


ANAPU: EMEF Maria das Dores - Av. Transamazônica km. 353 - Centro;


AUGUSTO CORRÊA: Fórum Climério Machado de Mendonça - Av. Magalhães Barata, 282 - Santa Cruz;


ITAITUBA: EEFM Cesar Almeida - Comunidade Moraes de Almeida / EEM Benedito Correa de Souza - Av. Marechal Rondon;


NOVA TIMBOTEUA: Trav. Assis de Vasconcelos, 1838;


OURILÂNDIA DO NORTE: Ginásio de Esportes - Rua Kayapó, s/n;


MEDICILÂNDIA: Escola de Ensino Fundamental Abraham Lincoln - Rua 12 de Maio, s/nº - Centro;


PACAJÁ: EMEF Aluisio Loch - Rua 13 de Abril Centro;


SANTARÉM: Cartório Eleitoral - Av. Mendonça Furtado, 2039 - Santa Clara;


TRAIRÃO: EMEF Bela Vista do Caracol - Rod. Santarém-Cuiabá, km. 1347 - Vila Caracol;


TUCUMÃ: Ginásio de Esportes - Av. dos Estados, s/nº;


ULIANÓPOLIS: Escola Pagrisa - Rod. BR 010 - km 1565 Zona Rural;


URUARÁ: EEEFM Melvin Jones - Rua Padre Cícero, s/nº -Centro / EMEF Instituto de Educação de Uruará - Rua Vale do Xingu, s/nº - Centro / EMEF Ângelo de Biasi - Av. Pres. Vargas, s/nº - Boa Esperança.

Fonte: http://www.diarioonline.com.br/

IBOPE INDICA JATENE COMO VENCEDOR NA ELEIÇAO DE AMANHÃ

Pesquisa Ibope confirma: Jatene será eleito, amanhã, novo governador do Pará

Na última pesquisa antes da votação, o candidato Simão Jatene (PSDB) se mantém na frente na preferência do eleitor paraense. Com o cenário estável no 2° turno, Simão Jatene tem 59% das intenções de voto. Já Ana Júlia (PT) é citada por 41% dos entrevistado da pesquisa Ibope. O levantamento foi encomendando pela Tv Liberal em 41 municípios do Estado e divulgado neste sábado pela emisssora.

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. Os votos que incluem brancos nulos e indecisos, correspondem ao votos totais. Nesse caso, também, Simão Jatene tem maioria das intenções, sendo citado por 55% do eleitores. A petista Ana Júlia tem a garantia de votos de 37% dos entrevistados. Votos brancos/nulos somam 5% e indecisos 3%.
 De acordo com o Ibope a margem de erro é de 3 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de outubro de 2010. Quando foram entrevistados 812 eleitores, maiores de 16 anos.

Fonte: http://www.portalorm.com.br/

CERTEZA DE DERROTA FAZ ANA JÚLIA ARTICULAR VAGA AO SENADO

Ana Júlia sabe que receberá cartão vermelho da população. Por issso já busca vaga em provável nova eleição para o Senado no Pará

Nem mesmo a ida do presidente Lula e da candidata Dilma Rousseff para comícios em Belém neste segundo turno melhorou o desempenho da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, que concorre à reeleição. Certa de que vai perder as eleições de amanhã, ela começou a articular dentro do partido a sua indicação para concorrer a uma vaga ao Senado em uma possível segundo pleito que poderá ocorrer no estado com o cancelamento das candidaturas dos deputados Jáder Barbalho (PMDB-PA) e Paulo Rocha (PT-PA), atingidos pela Lei da Ficha Limpa.


Antes mesmo da votação deste domingo para definir o novo chefe do governo estadual, Ana Júlia e a direção estadual do PT dão mostras de que não acreditam na vitória da petista, segunda colocada nas pesquisas eleitorais, muitos pontos atrás do concorrente Simão Jatene, do PSDB.


PT e PMDB entrarão nos próximos dias com recurso na Justiça Eleitoral solicitando a realização de uma segunda eleição para definir o ocupante de uma das vagas ao Senado, já que Rocha e Barbalho obtiveram, juntos, 57% dos votos, mais da metade do total de eleitores que escolheram os outros dois concorrentes – Flexa Ribeiro (PSDB) e Marinor Brito (Psol). Nestes casos, a lei prevê uma segunda votação com a anulação dos votos dos concorrentes cassados pela Justiça. Se não conseguir se reeleger amanhã, o que é provável, Ana Julia concorreria novamente em dezembro no segundo pleito para o Senado.


Para conseguir esta reviravolta, a governadora terá que convencer o próprio partido a indicá-la. Ana Júlia está isolada politicamente dentro da própria corrente ideológica do PT, a Democracia Socialista (DS), e sem força para impor seu aos demais petistas. Outro nome do grupo politico é André Farias. A DS preferiu concentrar esforços para eleger dois deputados estauais e um federal do que fazer eforçopara releger Carepa.

Fonte: http://colunas.epoca.globo.com/comdilma/2010/

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

OAB/PA FESTEJA VALIDAÇÃO DA LEI DA FICHA LIMPA

A Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Pará publicou nota, hoje, manifestando satisfação com o resultado do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ontem, da conhecida Lei da Ficha Limpa. "... A solução encontrada trouxe efetividade e fortaleceu a imagem da Suprema Corte junto à sociedade", diz a nota da Ordem sobre a decisão do STF. Segue a nota na íntegra:

A OAB/PA viu com satisfação o resultado do julgamento pelo STF que decidiu pela aplicação da Lei Complementar nº 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa, para este pleito. O resultado do julgamento atendeu o anseio da sociedade, que pugna, há muito, por ética e probidade na relação e administração da coisa pública, haja vista, que a citada lei é de iniciativa popular.

Mesmo tendo persistido o empate quanto à questão de mérito da decisão, o STF, aplicando o disposto no art. 205 do seu Regimento Interno, entendeu que empatado o resultado deve prevalecer o entendimento constante da decisão atacada, no caso concreto, o Acórdão do TSE que determinava a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa.

Entendemos que mesmo não sendo a decisão ideal, posto que esta seria a que tivesse decidido por maioria de votos a aplicação imediata da Lei, a solução encontrada trouxe efetividade e fortaleceu a imagem da Suprema Corte junto à sociedade.

PESQUISA LCP/UFPA/VERITATE: JUÍZA NEGA PEDIDO DE INDEFERIMENTO

A juíza Maria do Céu Coutinho acaba de indeferir o pedido da coligação governista para impugnar a terceira pesquisa LCP/UFPA/VERITATE. É a vitória da legalidade e do Estado de Direito sobre um grupelho (DS/PMM do B ) que pensa que pode manietar toda uma sociedade.

Veja a decisão abaixo:


PROCESSO: RP Nº 217352 - Representação UF: PA TRE
Nº ÚNICO: 217352.2010.614.0000
MUNICÍPIO: BELÉM - PA N.° Origem:
PROTOCOLO: 197312010 - 27/10/2010 08:46
REPRESENTANTE(S): COLIGAÇÃO MAJORITÁRIA FRENTE POPULAR ACELERA PARÁ e ANA JÚLIA DE VASCONCELOS CAREPA
ADVOGADO: CLÁUDIO RONALDO BARROS BORDALO
REPRESENTADO(S): VERITATE - INSTITUTO DE PESQUISA GESTÃO E MERCADO
ADVOGADO: .
REPRESENTADO(S): FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO PARÁ
ADVOGADO: .
RELATOR(A): JUÍZA MARIA DO CÉO MACIEL COUTINHO
ASSUNTO: ELEIÇÕES GERAIS 2010 - REPRESENTAÇÃO - IMPUGNAÇÃO - PESQUISA ELEITORAL - ALEGAÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DAS REGRAS DE REGISTRO DA PESQUISA - PROIBIÇÃO DA DIVULGAÇÃO DA PESQUISA IMPUGNADA - REGISTRADA EM 11/09/2010 SOB O PROT.19.569/2010/TRE/PA - PEDIDO DE CONCESSÃO DE LIMINAR
LOCALIZAÇÃO: CPRO-COORDENADORIA DE PROCESSAMENTO
FASE ATUAL: 27/10/2010 19:52-Registrado Decisão Liminar de 27/10/2010. Indeferida

Fonte: http://bilhetimdeanalises.blogspot.com/2010/10/pesquisa

BANCOOP: TESOUREIRO DO PT AGORA É RÉU EM PROCESSO

Vaccari Neto virou réu no processo que investiga o escâdalo de desvio de dinheiro para campanhas do PT

A juíza Patrícia Inigo Funes e Silva, da 5ª Vara Criminal de São Paulo, aceitou a denúncia contra o tesoureiro do PT João Vaccari Neto e outras cinco pessoas envolvidas no caso de desvio de dinheiro da Bancoop, que lesou cerca de 3.000 pessoas. Com a decisão, Vaccari e os demais citados tornam-se réus em processo criminal por estelionato e tentativa de estelionato, formação de quadrilha ou bando e falsidade ideológica. Vaccari e Tomás Edson Botelho Fraga, que foram dirigentes da Bancoop, e Ana Maria Ernica, a atual diretora, também serão processados por lavagem de dinheiro.


A juíza ainda determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal de Vaccari e de Ana Maria. Na decisão, a magistrada afirmou que há "relevante suspeita do envolvimento dos referidos acusados na prática dos crimes descritos na denúncia". E ressaltou que a medida não viola a intimidade dos réus. "O sigilo não pode servir de escudo protetivo para o exercício e proveito de atividades ilícitas".


O pedido da abertura de processo foi feito no último dia 19, pelo promotor José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/

LULA INAUGURA PRÉ-SAL E ... SERRA DE NOVO!

Desatento, na inauguração do pré-sal, Lula voltou a exibir as mãos com o 45 de Serra. A imagem logo ganhou a Internet

Hoje, durante ato simbólico de inauguração do pré-sal, a bordo do navio plataforma Cidade de Angra dos Reis, no litoral fluminense, o presidente Lula, desatento, voltou a repetir o símbolo que está servindo de chacota nesta campanha eleitoral. Depois de lambuzar as duas mãos em petróleo cru, exibiu-as aos repórteres. E lá estava de novo o 45, número do candidato tucano José Serra à Presidência da República.

A três dias do segundo turno das eleições, o que Lula inaugurou foi, na verdade, o início de uma fase experimental da exploração do Pré-Sal. A fase de testes só deve terminar em dezembro, quando deve ser emitida a “Declaração de Comercialidade” da jazida – termo que autoriza a empresa a vender o produto da camada pré-sal.


Nesta fase, segundo informou a Petrobras, a expectativa é de que a produção seja de 15 mil barris/dia de óleo leve – de alto valor comercial – do poço RJS-660. No ano que vem, esse volume deve chegar a 75 mil barris/dia e, em 2012, atingir a capacidade plena, que é estimada em 100 mil barris/dia.


Fonte: Redação do blog, com informações de  http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/

TRE/PA DESCARTA NOVA ELEIÇÃO PARA O SENADO

Um dia depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmar a validade da Lei da Ficha Limpa nestas eleições, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), João Maroja, descartou a possibilidade de convocar nova eleição para senador no estado. “No dia 17, vamos diplomar o primeiro e o quarto candidatos mais votados. Esse é o entendimento que a corte toma”, declarou o magistrado em entrevista à Globo News. Maroja se refere ao senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o mais votado, e à vereadora Marinor Brito (Psol-PA), quarta colocada na disputa ao Senado.


Na avaliação do presidente do TRE-PA, a legislação prevê a realização de novas eleições quando os votos nulos correspondem a mais da metade de toda a votação apenas para cargos do Executivo, como governador e presidente da República. “Estamos falando de eleição para o Parlamento”, ressaltou.


A possibilidade de realização de nova eleição para senador no Pará foi levantada porque dois candidatos barrados pela Lei da Ficha – os deputados Jader Barbalho (PMDB-PA), segundo colocado, e Paulo Rocha (PT-PA), terceiro mais votado – tiveram, juntos, 57% dos votos para o Senado. Ou seja, mais da metade da votação. Como os dois foram barrados pela Ficha Limpa, por terem renunciado ao mandato para escapar da cassação em legislaturas anteriores, os votos dados a eles foram considerados nulos.


“Os demais tiveram votos suficientes”, pontifica o presidente do TRE-PA. Segundo ele, essa posição também é defendida pelo Ministério Público Eleitoral no Pará.


Ontem, o STF decidiu negar o recurso de Jader que contestava a aplicação da nova lei nas eleições deste ano. Como a decisão tem repercussão geral, a definição vale também para os demais casos, como o de Paulo Rocha. O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, que também integra o STF , declarou durante o julgamento que a convocação ou não de novas eleições no estado era de responsabilidade do TRE-PA.

Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Hoje é o Dia do Servidor Público, um feriado, entre tantos. E eu tô nesse meio, com mais de 26 anos no quadro da Câmara Municipal de Belém. Bom feriado a todos nós!

O Brasil tem 2.039.499 servidores públicos federais. Quase metade tem nível superior. No Poder Executivo, 46,5% têm diploma de graduação, 2,6% fizeram alguma especialização, 4,9% têm mestrado e 8,4% concluíram o doutorado.


De acordo com o último boletim estatístico de pessoal do Ministério do Planejamento, de junho deste ano, 28,7% têm segundo grau, 4,7% têm apenas primeiro grau e 3,3% não terminaram nem o primeiro grau.

Os homens são maioria no serviço público. No Executivo, 54,5% dos servidores são do sexo masculino e 45,5% são mulheres. A idade média dos servidores ativos é de 46 anos.

O Poder Executivo é o que mais emprega, com 1.872.802 servidores trabalhando em todos os órgãos da administração pública direta, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e Banco Central, além dos militares. O Judiciário tem 130.989 servidores públicos e o Legislativo, 35.708. O Ministério Público da União, que não é ligado a nenhum dos Três Poderes, conta com 10.487 servidores.

Fonte: www.agenciabrasil.gov.br

BRASIL PERDE EXPORTAÇÕES PARA A COLÔMBIA

A valorização do real começa a levar os fabricantes de automóveis a apelar para conexões com países vizinhos para diminuir o custo da exportação.

A Renault planeja vender no México o modelo Duster, que será produzido no Brasil no próximo ano. Mas, ao descobrir que fica mais barato abastecer o mercado mexicano a partir da Colômbia, a empresa decidiu transferir esse contrato de São José dos Pinhais (PR) para Medellín.

O lado pitoresco da operação é que a fábrica colombiana basicamente monta veículos com componentes comprados principalmente do Brasil.

Fonte:  http://www.valoronline.com.br/online/

PS: Mas, de acordo com a propaganda chapa branca e a eleitoral da Dilma - a distinção entre elas é uma línha tênue -o Brasil alcançou elevado estado de graça que nada pode afetá-lo, nem mesmo essa supervalorização do Real e a perda de investimentos e perda nas exportações, entre outros itens.

CASO JADER: JURISTAS DEFENDEM NOVA ELEIÇÃO. O MP, NÃO

A nomeação do ministro que vai ocupar a vaga deixada por Eros Grau no Supremo Tribunal Federal pode modificar a decisão tomada pela Corte ontem, com relação à validade da Lei da Ficha Limpa. O entendimento é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante.


Ele explicou que a constitucionalidade da lei não foi questionada pela defesa de Jader Barbalho no recurso impetrado no STF e que, se o próximo ministro entender, a partir da análise de um novo caso a ser julgado pela Corte, que o artigo 16 da Constituição deva ser respeitado, conforme argumentaram os ministros Marco Aurélio Mello e Gilmar Mendes, a decisão tomada neste julgamento pode ser mudada.


O presidente da OAB lembrou que Jader questionou a retroatividade da lei para atingir fatos ocorridos há nove anos, mas não usou o Artigo 16 como argumento. “Se o novo integrante da Corte, assim o entender, a decisão pode mudar. Em princípio, isso pode acontecer desde que ele declare inconstitucional. Há essa possibilidade”.


Ainda segundo Ophir Cavalcante, o voto do novo ministro poderia ser considerado o “desempate” na votação do Supremo. “O novo ministro, quando vier a assumir pode ter o entendimento, igual aos demais cinco que foram vencidos, de que a lei é inconstitucional”, concluiu o presidente.


No entendimento de alguns juristas, o caso específico do Pará pode gerar uma nova eleição para as vagas para o Senado. É o que pensa o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Walter Costa Porto. “A Lei diz que aquela eleição onde os votos nulos pela Justiça Eleitoral passarem de 50%, ou seja, alcance a metade mais um, é uma eleição que tem que se repetir. É o que se constata no Pará”, observou o jurista.

Para ler mais, http://www.diarioonline.com.br/noticias-interna.php?nIdNoticia=115457

MAS NÃO É O QUE PENSA O MINISTÉRIO PÚBLICO

O procurador da República Daniel Avelino, procurador regional eleitoral, e demais membros do Ministério Público Eleitoral já analisaram detidamente a legislação.



Concluíram que a realização de um novo pleito, decorrente da anulação de mais do que 50% dos votos, só é exigível por lei quando a eleição se dá por maioria absoluta.


É o caso dos cargos de governador e presidente da República, para os quais só será eleito o candidato com mais de 50% dos votos válidos. Daí porque, acrescentam os procuradores, é que se exige um segundo turno de votação, quando esse percentual não é atingido por nenhum político.


Entende o Ministério Público Eleitoral que, no caso do Senado, a eleição se dá por maioria simples: basta obter o maior número de votos, independentemente do percentual que se alcance, para o candidato se eleger.


Lembram os procuradores que em 2002, na eleição para o Senado, a petista Ana Júlia Carepa e Duciomar Costa foram eleitos com 23,17% e 21,99% dos votos, respectivamente. Juntos, portanto, ele obtiveram menos de 50% dos votos e, mesmo assim, chegaram ao Senado.


Dessa forma, para os membros do Ministério Público Eleitoral, Flexa Ribeiro e Marinor Brito estão com suas eleições mais do que confirmadas, sobretudo agora, com a decisão do Supremo que manteve a inelegibilidade de Jader Barbalho.

Fonte: http://blogdoespacoaberto.blogspot.com/


PS: Como se vê, essa é uma polêmica que ainda vai muito pano pras mangas.
 
Ontem, mesmo, o PMDB do Pará anunciou que vai requerer ao TRE/PA a anulação da eleição para o Senado e, por conseguinte, a realização de uma nova eleição, tese defendida por alguns juristas.
 
O que é certo: hoje, Flexa e Marinor são os senadores eleitos do Pará nestas eleições, decisão esta que será mantida se o TRE/PA, por vontade própria ou por decisão superior, não mudar sua decisão de homologar o resultado da eleição passada para o Senado.
 
Quem viver verá!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

UM GOL DE PLACA

Essa foi a definição dada pelos diretores da OAB-PA sobre a primeira teleaula realizada, ontem, nos municípios paraenses de Marabá e Redenção.

“Através desse serviço, o advogado, mesmo que more nos municípios mais distantes de nosso Estado, se iguala aos advogados do sul e sudeste do país, em cursos de atualização profissional”, disse o vice-presidente da Ordem, Evaldo Pinto.

Considerando as dimensões continentais do estado, a OAB-PA marcou um gol de placa com a realização de aulas telepresenciais aos advogados que militam no interior do Estado.

Ontem, foi realizada a aula inaugural do curso. O primeiro curso transmitido sobre “Processo Civil: Presente e Perspectivas Futuras” foi coordenação por Luiz Rodrigues Wambier e Teresa Arruda Alvim Wambier. A palestra de abertura foi proferida pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante Junior, Presidente do CFOAB e por Alberto de Paula Machado, Vice-Presidente do CFOAB.

Os advogados que estão no interior do estado, principalmente aqueles mais distantes – onde sempre existe pelo menos um representante da categoria – têm muita dificuldade de se aproximar da sede da Instituição e dos serviços que ela disponibiliza.

Para o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, a Ordem fez o gol, mas quem deve comemorar são os advogados. “Com mais esse serviços que estamos levando até eles, nós conseguimos dar mais um passo no sentido da valorização da nossa profissão”, afirmou.

O evento, que faz parte de um convênio celebrado com a Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, o Conselho Federal da OAB, por meio da Escola Nacional de Advocacia – ENA e das Escolas Superiores de Advocacia – ESA's, estará lançando o Programa Nacional de Educação Continuada.

A partir desse convênio, cursos, palestras, conferências, debates e reuniões poderão ser assistidos pelos advogados através de um equipamento de recepção via satélite. A aula inaugural foi realizada em São Paulo e transmitida para vários estados da federação, incluindo o Pará, disponibilizado em um primeiro momento, para as cidades Marabá e Redenção. A partir de agora, os cursos serão estendidos para Belém, Castanhal, Santarém e Altamira.

Para mais informações, www.oabpa.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa da OAB/PA

HOMEM TERIA SURGIDO NA ÁSIA E NÃO NA ÁFRICA, DIZEM CIENTISTAS

 O berço da humanidade, ao contrário do que sempre se acreditou a as pesquisas científicas confirmavam, não seria a África, e sim a Ásia. É o que diz um estudo publicado nesta quarta-feira no site da revista Nature. Paleontólogos de várias partes do mundo encontraram, na Líbia (norte da África), fósseis de três famílias diferentes de simiiformes — uma subordem dos primatas da qual descendem os seres humanos. Os fósseis encontrados pelos cientistas são de 38 a 39 milhões de anos atrás, um período classificado como Eoceno. Foi nessa época que as cordilheiras foram formadas e surgiram os primeiros mamíferos.


As várias espécies encontradas no norte da África indicam que houve algum tipo de diversificação biológica anterior à data dos novos fósseis. O problema é que poucos simiiformes que tenham existido antes de 39 milhões de anos atrás foram encontrados na África. E não foi por falta de pesquisa, de acordo com os autores do estudo — o norte africano teria sido bem explorado no último século e nenhuma diversificação de espécies anterior aos novos fósseis foi encontrada.

Para ler mais,  http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/

STF MANTÉM JADER BARBALHO FORA DA ELEIÇÃO

Encerrada, há pouco, a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou o recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB/PA). E o resultado final é favorável à Ficha Limpa, referendando a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou o registro da cadidatura de Barbalho ao Senado e, por consequência, tornando nulos seu 1,7 milhão de votos obtidos.

Assim, por 7x3, o STF valida a lei da Ficha Limpa já para estas eleições, o que mantém Jader Barbalho fora da disputa e confirma a eleição de Marinor Brito (PSOL) como nova senadora do Pará.

CINISMO: ANA JÚLIA CULPA SERRA PELA PERDA DA COPA DE 2014

Esta foi demais, extrapolou todos os limites do absurdo e do ridículo: hoje, em Belém, a candidata derrotada do PT, Ana Júlia, com o cinismo mais canalha, em entrevista a uma emissora de rádio, resolveu acusar o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, de ser o responsável pela não escolha da capital do Pará como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. 

A Copa do Mundo, além de estimular investimentos de mais de R$ 12 bilhões e promoveria a geração de trabalho e renda para milhares de trabalhadores paraenses e receita ao Estado e ao município. Mas na Júlia e seu aliado Duciomar Costa foram incompetentes na elaboração do projeto e na negociação deste junto à Fifa e ao governo federal.

Chega de incompetência! Chega de papo furado!

"O CHEFE", O LIVRO MALDITO, ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET


Já está disponível na Internet o livro intitulado "O Chefe", de autoria do jornalista Ivo Patarra, que descreve em detalhes as operações do "mensalão", o esquema de roubo de dinheiro público montado pelo PT, sob coordenação de Zé Dirceu, e subornar parlamentares para que aprovassem matérias de interesse do governo no Congresso.

"Nos dois governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diversos casos de corrupção sacudiram o País. O mais grave ficou conhecido como escândalo do mensalão. Dirigentes do PT foram denunciados por montar uma organização criminosa. Lula tratou de abafar investigações e proteger correligionários e aliados", diz o prefácio.

Como se sabe, Zé Dirceu e quase 40 lalaus foram denunciados e deverão ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal, onde o processo tramita.

O livro, por pressão do governo federal e do PT, não conseguiu publicação por nenhuma editora. Por isso, o autor o disponibiliza na Internet para leitura de todos os interessados.

Acesse http://www.escandalodomensalao.com.br/indice.php

PF E MPF DESMONTAM FRAUDE NO SEGURO-DESEMPREGO

Uma fraude descoberta no seguro-defeso em várias regiões do Pará mobilizou, hoje, o Ministério Público Federal (MPF), a Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF), que cumpriram dez mandados de busca e apreensão em nove endereços expedidos pelo juiz da 3ª Vara Federal de Belém, Rubens Rollo D'Oliveira. Ninguém foi preso. Dois deputados eleitos estão entre os suspeitos. O rombo nos cofres públicos supera R$ 40 milhões.

De acordo com as investigações, falsos pescadores eram cadastrados, inclusive para fins eleitorais, e durante quatro meses recebiam um salário mínimo para não trabalhar no período de reprodução das espécies de peixes. No entanto, cerca de 40 mil pessoas que nunca trabalharam com pesca teriam sido beneficiadas. Em 2008, o Pará tinha 57 mil pescadores cadastrados. Hoje, mais de 150 mil.

Entre os favorecidos havia motoristas, mototaxistas, donas de casa, estudantes e outros sem profissão definida. Várias associações e entidades de pesca teriam tido participação decisiva na fraude porque eram elas que faziam o cadastramento. Intermediários também se aproveitavam do esquema criminoso para abocanhar o dinheiro público, cobrando até R$ 500 de cada cadastrado a título de taxa de serviço.

Durante a operação, os agentes federais apreenderam documentos e computadores nas dependências da Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura e da Superintendência Regional do Trabalho, além de residências de servidores públicos e nos escritórios dos deputados estaduais eleitos Paulo Sérgio Souza, o "Chico da Pesca" (PT), e Fernando Coimbra (PDT). A dupla já dirigiu os dois órgãos investigados que são os responsáveis pela concessão do seguro-defeso.
Ao examinar os números de concessão dos benefícios nos últimos anos, os investigadores perceberam um aumento significativo do número de beneficiários, embora não tenha havido significativa mudança na produção pesqueira paraense. Comparando as concessões feitas em agosto de 2008 e as realizadas em agosto de 2010, foi registrado um crescimento de 1.414% nos benefícios.


Outra descoberta é de que, nas últimas duas gestões na Superintendência da Pesca, ao menos 12 pessoas sem nenhum tipo de vínculo com o serviço público tinham senhas e eram autorizadas a fazer os trâmites internos para concessão dos benefícios.



Todo o material apreendido será catalogado e armazenado na Justiça e no próprio MPF para análise e perícia. A assessoria do órgão informou que só após análise do material o trabalho investigativo poderá ser concluído, ou com arquivamento ou com proposição de denúncia criminal contra os envolvidos à Justiça Federal. Até a conclusão, o caso corre em segredo de Justiça. Os acusados negam ter envolvimento com a fraude.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional

NOVO IMPASSE NO STF: PLACAR DE 5X5

O ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, vota contra a validade da Lei da Ficha Limpa nestas eleições e estabelece-se novo impasse.

O placar se repete, 5x5, e os ministros agora debatem o que fazer em seguida.

CAMPANHA DE DILMA VAI GASTAR QUASE R$ 200 MILHÕES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu o pedido de alteração do limite de gastos da campanha presidencial da candidata Dilma Rousseff. O ministro Aldir Passarinho autorizou o aumento do limite de R$ 157 milhões para R$ 191 milhões. Desse total, R$ 176 milhões fazem parte do teto do Partido dos Trabalhadores (PT) e R$ 15 milhões do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O pedido foi feito por causa do segundo turno da eleição.

Fonte: www.agenciabrasil.gov.br

PS: Alguém aí poderia dr uma luz sobre a origem de tamanha montanha de dinheiro? Quanto desse volume tem origem nos cofres públicos, com passagem temporária em tesouraria de empresas contratadas pelo governo federal? Quanto dessa montanha de dinheiro vem da contribuição da "companherada"?

Vergonha, inominável vergonha!

LOTES DA FLONA ANAMA VÃO A LEILÃO

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou, hoje, o edital de concessão de mais 210 mil hectares de florestas públicas. Na licitação, serão oferecidos cinco lotes na Floresta Nacional (Flona) do Anama, no Pará.


A Flona fica na região da BR-163, no chamado Arco do Desmatamento da Amazônia Legal, uma das áreas mais atingidas por derrubadas ilegais nos últimos anos.


Com a concessão, o governo espera arrecadar pelo menos R$6,7 milhões por ano. O valor poderá aumentar durante o leilão. De acordo com a Lei de Gestão de Florestas Públicas, os recursos serão divididos entre os governos federal, estadual e municipal.


O edital permite a participação de empresas brasileiras, com sede no país, e prevê incentivos para pequenas empresas, associações e cooperativas. Os contratos terão validade de 40 anos.


Além da Flona de Anama, o governo pretende licitar mais concessões na região da BR-163 e em outras áreas ainda este ano. A meta, segundo o SFB, é chegar a 1 milhão de hectares de concessão florestal.


Até agora, a única concessão em funcionamento no país é a da Flona do Jamari, em Rondônia, onde a exploração de 96 mil hectares começou este mês.


Nas áreas manejadas, a exploração de madeira é feita em um sistema de rodízio. A cada ano, as empresas podem explorar uma pequena parte da área concedida, dando tempo para que a vegetação se regenere.

Fonte: http://www.agenciabrasi.gov.br/

STF: PLACAR PARCIAL É FAVORÁVEL À LEI DA FICHA LIMPA

Em sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Ellen Gracie foi a oitava a votar e acaba de negar provimento ao recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB/PA) contra a Lei da Ficha Limpa.

Assim, o placar pró-Ficha Limpa está em 5x3, resultado parcial que contraria o que pretende o deputado do Pará, candidato ao Senado.

O primeiro a votar a favor da lei foi o ministro Joaquim Barbosa, relator do recurso extraordinário. Acompanharam o seu voto, sem discursar, os ministros Carmen Lúcia, Ricardo Lewandoski e Carlos Ayres Britto. Votaram contra a lei os ministros Marco Aurélio Mello, José Antônio Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Neste momento, pronuncia-se o ministro Celso de Mello.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o registro a Barbalho para que ele concorresse à eleição por ele ter renunciado ao cargo de senador, em 2001, para evitar um processo por quebra de decoro parlamentar que poderia resultar em sua cassação.

VOTE COMO VOTA LULA: SERRA 45


Esta é boa, uma das melhores entre as tantas mensagens que recebo a cada dia.

Faça como o Lula: para a Presidência da República, vote Serra 45.

Imagino que, se morasse o Pará, também votaria no 45, Jatene.

PS: Não custa lembrar que os 20 ou 30 segundos que você vai estar frente a frete com a urna eletrônica vão ser decisivos para a sua vida, a vida de sua sua família, de seus amigos, da sua cidade, da sociedade, do Pará, do Brasil, e suas consequências poderão ser boas, muito boas, ou desastrosas. Vai depender da sua decisão.

Reflita sobre isso e tome a decisão certa!

Faça como fará o presidente Lula: vote 45, como sugere o flagrante da imagem acima.

PRESIDENTE, É SEU ANIVERSÁRIO, MAS NÃO SEJA EGOISTA!

Hoje é o aniversário do presidente Lula. Não sei quantos anos ele completa, mas isso nem é o mais importante.

Há mais de mês que ele anda pedindo dois presentes, mas presentes eleitorais, coisas difíceis nesta época de descrença crescente nos políticos. Não que ele não os mereça, mas é que os objetos de desejo dele são inalcançáveis, etéreos.

Lula, o aniversariante, quer a eleição de duas mulheres: Dilma para a Presidência da República e Ana Júlia para o governo do Estado.

Ele quer, mas o desejo dele não é o mesmo do povo brasileiro nem do parense, e isso ficou claro no dia 3 de outubro: a maioria disse não à Dilma e, no Pará, a nossa vontade esmagadora é a de defenestrar Ana Júlia, mandá-la de volta ao Banco do Brasil, de onde é funcionária.

Os pedidos de Lula podem até ser merecidos, mas seus objetos de desejo, não! Ao manifestar esses desejos e, mais, ao pretender ser atendido, Lula manifesta egoísmo, e um egoísmo maldoso, perverso, pois o que seria a felicidade dele representaria a desgraça para a maioria dos brasileiros e dos paraenses.

Lula, a maioria dos brasileiros não quer Dilma na Presidência. O recado já foi dado. Lula, mais de dois terços dos paraenses querem ver a Ana Júlia de costa.

Por isso, presidente, perdoe-nos por não atendê-lo. Ah, e o senhor nem vai se lembrar desses presentes que lhes serão negados: hoje, vai ganhar tantos presentes, mas tantos presentes, que nem sentirá falta desses.

Presidente, faça o seguinte, uma coisa que senhor gosta pra caramba: beba umas caipirinhas, hoje, tome várias delas. Ou melhor, faça o de sempre: esbalde-se, pegue um porre, embriague-se, e mastigue esses seus desejos eleitorais como tira-gosto. Deverá ser uma delícia!

Ah, parabéns, presidente! Que não faltem pijamas, muito deles, entre os tantos presentes que vai receber hoje.

Quanto a nós, presidente, seremos felizes com as decisões que vamos sacramentar no próximo domingo, ainda que estas não sejam as mesmas suas. Paciência, presidente, não esqueça que o Brasil é uma Democracia.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

TOP 5 DILMA ROUSSEF

Na coluna Radar on-line, no portal Veja.com, hoje, com o título acima:

Desde sexta-feira, o YouTube exibe um vídeo de quase cinco minutos que compila falas confusas de Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral. O Top Five ironiza declarações gaguejantes da petista sobre o meio ambiente, literatura, PAC e a montagem da equipe ministerial.


Em uma delas, Dilma tentou explicar porque queria ver Ganso e Neymar na Copa do Mundo. Disse Dilma:


- Eu vi. Você, veja. Eu já vi, parei de ver. Voltei a ver e acho que Neymar e o Ganso têm essa capacidade de fazer a gente olhar.

Clique no link ao lado para ver o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=El9ujoIe1QM

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/

PS: Imperdível, mas trágico, pois essa mulher está cotada para ser a próxima prsidente do Brasil. Imagine o que ela não escreveria em uma redação do Enem. Certamente que "pérolas" risíveis, ridículas, que mereceriam ser jogadas aos porcos.

DILMA CANCELOU PARTICIPAÇÃO EM DEBATE E PRESSIONA SBT

Dilma Roussef, candidata do PT à Presidência da República, cancelou, hoje, sua participação no debate que o SBT-Nordeste realizaria, amanhã, com geração pela TV Aratu, de Salvador, com a presença dos dois candidatos que disputam o cargo.

Pelas regras do debate, a desistência de um dos candidatos garantiria uma entrevista de 30 minutos com o outro candidato, caso confirmasse presença no evento, e a ausência do oponente seria mencionada pelo mediador no início de cada bloco.

Mas aconteceu o improvável: o SBT-Nordeste procurou a coordenação da campanha de José Serra para cancelar a entrevista que faria com o candidato tucano à Presidência da Repúblican nesta quarta-feira, às 12h20, em substituição ao debate inviabilizado pela recusa de Dilma Rousseff (PT) em participar. O SBT-Nordeste alegou a assessores de Serra ter recebido pressão da cúpula nacional da emissora para não realizar a entrevista.


Fonte: Agência Folha, com redação do blog

PS: Na verdade, e isso não é difícil de imaginar, a pressão primeira e maior foi feita pelo Governo Lula e pelo PT, os mesmos que defendem a criação dos absurdos conselhos estaduais de comunicação, instrumentos de mordaça que pretendem impor à liberdade de expressão.

Como se vê com o caso da pressão sobre o SBT, essa história de defesa dos interesses dos cidadãos, direito à informação, etc, não passa de balela. A eles, na verdade, só interessaria publicar aquilo que fosse de seus interesses políticos e partidários.

STF RETOMA DISCUSSÃO SOBRE LEI FICHA LIMPA

A Lei Ficha Limpa voltará a ser tema de debate no Supremo Tribunal Federal, amanhã. Depois do impasse no julgamento sobre a aplicação da lei no caso do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), os ministros vão retomar o assunto ao julgar o recurso de Jader Barbalho (PMDB-PA). Os casos são semelhantes, o que aumenta a expectativa sobre um possível desfecho do caso.


No julgamento do caso de Roriz, cinco ministros entenderam que a lei deveria ser aplicada de imediato, o que o tornaria inelegível este ano. Outros cinco concluíram que a regra só valeria a partir de 2012, o que lhe permitiria concorrer. O empate às vésperas do primeiro turno das eleições causou desgaste político ao STF. Embora alguns avaliem que um dos ministros possa mudar seu voto, a hipótese mais provável é a de que o presidente do Supremo, César Peluso, opte por uma solução regimental.


Ele poderá votar duas vezes – o que tornaria a Ficha Limpa válida para este ano, já que o ministro é favorável à aplicação da lei ainda em 2010 – ou, em caso de empate, validar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o caso. O TSE decidiu cassar o registro de Jader, que concorreu na última eleição e teve votos suficientes para ser eleito senador pelo Pará. Peluso poderia, ainda, optar pelo “voto de qualidade”. Dessa forma, se o placar estiver em cinco a quatro, o presidente do STF votaria de acordo com a maioria, ainda que contra seu voto original.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/

DIVERGÊNCIAS POLEMIZAM CRIAÇÃO DE CONSELHOS DE COMUNICAÇÃO

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) defende a autorregulamentação do setor de comunicação em vez da criação de conselhos de comunicação, como discutem atualmente pelo menos quatro estados – Ceará, Bahia, Alagoas e Piauí. Seja criado por meio de iniciativas do Poder Executivo ou do Legislativo, para a ANJ, esse tipo de órgão tende a ferir o direito do cidadão e não apenas o dos veículos de comunicação


“Por melhores que sejam as intenções, esses conselhos acabam significando restrição à liberdade de expressão. O ideal é o processo de autorregulamentação”, defende o diretor-executivo da entidade, Ricardo Pedreira. Na avaliação dele, a implantação de colegiados que tenham como objetivo “estebelecer algum tipo de vigilância, controle ou monitoramento de conteúdos” é inconstitucional porque fere o princípio da liberdade de expressão.


Já para a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a função desses órgãos seria justamente o oposto. “A liberdade de expressão no Brasil foi raptada pelos empresários da comunicação que imaginam que essa liberdade é a liberdade de negócio. Qualquer tipo de mediação em que eles não tenham absoluta autonomia é confundida com censura”, afirma o presidente da entidade, Celso Schröder.


Segundo ele, os conselhos já existem em algumas partes do país e estão presentes em muitos países da Europa e nos Estados Unidos. Schröder defende que um sistema de conselhos estaduais e municipais de comunicação impediria a “excedência excessiva” do interesse privado ou de governos. A possibilidade da censura seria afastada, segundo ele, por uma composição plural e equânime desses colegiados.
 Para ler mais, www.agenciabrasil.gov.br

PS: Eu, jornalista profissional há 20 anos, sou radicalmente contrário à proposta defendida pela minha Federação Nacional de Jornalista e por políticos de esquerda que, vez sim outra também, insiste na defesa de criação de instrumentos de amordaçamento da liberdade de expressão, tema no qual o bufão Hugo Chaves e outros amantes do neofascismo são especialistas.

Mas o debate é bem vindo, principalmente pela necessidade de informar a sociedade sobre os prejuízos que essas amarras lhes trariam.

UHE'S TELES PIRES E SANTO ANTONIO DO JARI VÃO A LEILÃO

Dez usinas hidrelétricas se cadastraram na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para participar do segundo leilão de energia A-5, marcado para o dia 17 de dezembro, visando a atender o mercado consumidor do Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2015. As usinas somam 3.676 megawatts (MW) de potência total. O leilão envolverá somente a contratação de energia de fonte hidráulica.


A expectativa da EPE é a de que pelo menos sete das dez hidrelétricas cadastradas venham a participar efetivamente do leilão. Entre os projetos destacam-se as usinas de Teles Pires e Sinop (MT), Ribeiro Gonçalves, Castelhano e Estreito Parnaíba (PI), Santo Antônio do Jarí (AP), além da ampliação em 450 MW da capacidade da usina de Jirau (RO), leiloada em maio de 2008.


Segundo informou a EPE, 17 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) também foram cadastradas para o leilão de dezembro. As PCHs totalizam 247 MW de potência total e estão localizadas em Santa Catarina (10), Minas Gerais (4) e no Rio Grande do Sul (3).


A EPE dará início à segunda etapa preparatória ao leilão, que consiste na análise de cada projeto inscrito. Quem estiver com a documentação em dia será considerado habilitado tecnicamente.

CORPO DE TUMA SERÁ VELADO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SP

O corpo do senador Romeu Tuma será velado hoje, a partir das 18 horas, na Assembleia Legislativa de São Paulo. O enterro está programado para amanhã, às 15 horas, no cemitério São Paulo. As informações foram divulgadas pelo neurologista e filho do senador falecido, Rogério Tuma. O senador morreu hoje.


Segundo ele, Romeu Tuma teve falência múltipla de órgãos após ser internado com quadro de faringite. O coração artificial colocado há cerca de 20 dias funcionou plenamente, ressaltou. “Só que por causa do tempo e da idade dele, e de uma infecção que ele acabou adquirindo, ele acabou tendo uma piora de todos os órgãos e não resistiu a tudo isso”, afirmou.


Rogério destacou que o senador teve períodos de melhora e seu quadro só se agravou nos últimos três dias. Até então, ele ainda conseguia manter diálogo com os familiares. Romeu Tuma já tinha sofrido um infarto há 12 anos e tinha três pontes de safena.

Rogério revelou ainda que seu pai não queria interromper a campanha para reeleição ao Senado e só se internou após a insistência da família.


"Pelo depoimento de todos que a gente conhece, amigos e adversários, o que eu sempre percebi é que há um respeito e um carinho de todos por ele”, declarou Rogério Tuma, acrescentando que o ex-presidente José Sarney e o governador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin, ligavam com freqüência para saber sobre o estado de saúde de Romeu Tuma.

Fonte: http://www.valoronline.com.br/online/brasil

IMPOSTÔMETRO: MAIS DE R$ 1 TRILHÃO ARRECADADO

O volume de impostos pagos pelos brasileiros neste ano é suficiente para a construção de 48,816 milhões de casas populares, o que resolveria com folga o déficit habitacional do país, estimado em quase 6 milhões de residências. Também seria possível asfaltar 1 milhão de quilômetros em estradas ou instalar 83,333 milhões de salas de aula equipadas.


As contas foram feitas pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) por ocasião da marca de R$ 1 trilhão em impostos federais, estaduais e municipais registrada hoje pelo Impostômetro, medidor instalado no centro da capital paulista pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).


A expectativa do instituto é que a arrecadação alcance R$ 1,27 trilhão neste ano, com crescimento real – já descontada a inflação – de 12% sobre os R$ 1,09 trilhão arrecadados em 2009, que corresponde a um montante recorde. Pelo terceiro ano seguido, o Impostômetro fica acima do patamar de R$ 1 trilhão.


“A carga tributária está aumentando sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) porque está crescendo mais do que o PIB”, disse João Eloi Olenike, presidente do IBPT, citando projeções que apontam para um crescimento de 7% da economia neste ano.

Fonte: http://www.valoronline.com.br/online/