quarta-feira, 30 de junho de 2010

PRESIDENTE DO PSDB GARANTE QUE ALIANÇA COM DEM ESTÁ MANTIDA

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse, por volta do meio-dia de hoje, que a aliança do partido com o DEM está mantida. No entanto, ainda prossegue a indefinição em torno da vaga de vice na chapa encabeçada por José Serra (PSDB), candidato à Presidência da República. O comando do PSDB aguarda um contato de Serra para saber se haverá substituição do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) na vaga de vice. Serra passou as últimas horas negociando com a cúpula do DEM e poderá substituir o senador por um nome do partido.

"A aliança entre os dois partidos está mantida. Reconheço que houve um equívoco no processo de condução da escolha do vice, mas foi um pequeno acidente de trabalho. Respeito o DEM e a aliança está mantida. A questão do vice será definida depois de conversarmos com o candidato José Serra", afirmou Guerra.


Fonte: Agência Estado

NOVA ENQUETE

O blog aguarda as últimas convenções partidárias, hoje, para iniciar, amanhã, nova enquete sobre intenção de voto para o governo do Estado do Pará e Senado.

Aguarde e participe!

SESSÃO DA CÂMARA ENCERRADA. LDO FICOU PRA AMANHÃ

Com a Babel instalada no plenário da Câmara de Belém, o presidente Walter Arbage encerrou a sessão, convocando para amanhã sessões tantas quantas necessárias para votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2011.

Tudo isso depois que a proposta de inversão de pauta proposta pela bancada governista foi rejeitada pelo plenário. Isso representa mau agouro ao prefeito Duciomar Costa, que deixa de ter garantia de que seu projeto de privatização dos serviço públicos de água e esgoto seja aprovado.

Quem ficou mal em tudo isso foi o vereador Amaury Costa (PT). Deixando de cumprir o acordo firmado entre Duciomar Costa e a governadora Ana Júlia Carepa, os vereadores petistas haviam anunciado que votariam contra a aprovação do projeto. Na votação da proposta de inversão de pauta, no entanto, apareceu o voto favorável de Amaury no painel eletrônico. Constrangido, o vereador foi apupado pelos manifestantes presentes, com trocas graves de acusações, impublicáveis.

O dia de amanhã promete.

CONFUSÃO REINA NA CÂMARA DE BELÉM

Clima de guerra na Câmara de Belém.

Mal começou o horário de votação de projetos, o vereador governista Pio Neto propôs inversão da pauta, querendo que logo fosse votado o projeto de interesse do prefeito Duciomar Costa que propõe a privatização dos serviços municipais de água e esgoto. Pediu, não foi atendido e a confussão está armada. Babel revivificada.

A sessão foi suspensa por mais de 20 minutos, foi reiniciada, mas está interrompida. A soma dos votos do DEM, PT, PMDB, PSDB, PPS e parte do PSB garante que o projeto não passa - isso se os nobres edis mantiverem a coerência partidária.

Cerca de cem servidores da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) estão nas galerias acompanhando a votação e se manifestando contra a aprovação do projeto.

Estamos de olho.

terça-feira, 29 de junho de 2010

VALÉRIA É CANDIDATA AO SENADO, MAS AINDA NÃO FECHOU COLIGAÇÃO

A convenção do Democratas foi ontem, em Belém, mas qualquer decisão sobre coligação somente até amanhã. Isso porque os democratas decidiram apenas uma coisa: lançar a ex-vice-governadora Valéria Pires Franco candidata a uma das vagas ao Senado. E autorizaram o presidente estadual da sigla, deputado federal Vic Pires Franco, a negociar até o limite - ou seja, amanhã, 30 - coligação com qualquer partido que garanta vaga exclusiva a Valéria.

Vic Pires vinha tentando negociar uma coligação com o PSDB, aliado tradicional do DEM, mas sentiu que os tucanos paraenses estão muito divididos e não querem Valéria em uma chapa ao Senado. Se isso acontecesse, quem teria de abrir mão da vaga, como quer o DEM, seria o atual senador Flexa Ribeiro, que decidiu disputar a reeleição.

Vai ser difícil o DEM encontrar partido de ponta disposto a aceitar suas condições. Nessas condições, não restará ao partido indicar vice na chapa de algum candidato ao governo. E só!

UM ENGENHEIRO REVOLTADO

O engenheiro civil Roberto Medeiros, de Monte Alegre, é um dos milhares de candidatos indignados com o Instituto Cetro, responsável pela esculhambação que foi a realização das provas do concurso para o Incra, no início deste mês. Ele fez a prova em Santarém. A esculhambação foi geral em todos os locais de provas,em Belém, Marabá e Santarém. Os casos variaram de fraude a desorganização geral do concurso: envelopes de provas violados e cartões de prova com identificação incorreta de cargos, entre outros.

"As provas não foram realizadas unicamente por falta de preparo e/ou experiência do Instituto", denuncia o engenheiro. "Mas uma vez o Pará foi penalizado, e teremos só profissionais "estrangeiros" usufruindo dos nossos melhores locais de trabalho", revolta-se.

Ele entrou com recurso junto ao Cetro, que, cinicamente, respondeu: "O Instituto Cetro propiciou os instrumentos necessários para a devida realização das provas previstas no concurso, garantindo aos candidatos a possibilidade de sua perfeita execução. Portanto, sendo certo que aos candidatos que efetivamente dispostos a realização das provas foi dada possibilidade de fazê-las, resta garantida a validade e lisura do concurso".

"E agora, que providências devo tomar???", indaga o revoltado engenheiro.

O Ministério Público Federal, Roberto!


Domingo passado, aqui em Belém, houve as provas do concurso da Funtelpa. A esculhambação foi só um pouco diferente, mas igualmente grave: provas cheias de pegadinhas, falta de rigor na fiscalização - não se exigiu dos candidatos, por exemplo, no início das provas, qualquer documento de identificação com fotografia, o que tornou possível que qualquer outra pessoa fizesse a prova no lugar de candidato inscrito. Isso é fraude! O cheiro de maracutaia estava no ar.

"Nunca antes na história deste país" e também na história do Pará se viu tanta malandragem!

JOSEFINA E VANESSA DEBUTAM NO TWITTER

A deputada estadual Josefina Carmo e a vereadora Vanessa Vasconcelos, ambas do PMDB, resolveram aderir ao mundo dos microblogs. O debut foi hoje.

Segundo as próprias, o objetivo principal é político: divulgar seus trabalhos parlamentares, agendas e parcerias diversas.

Para acessar os textos da deputada, http://www.twitter.com/DepJosefina.




Os da vereadora de Belém estão em http://www.twitter.com/VerVanessa.





Boa sorte a ambas! Que naveguem à vontade, façam novos amigos e consigam milhares de seguidores! Em se tratando do mundo virtual, o céu é o limite.

LÍDER DO DEM PROPÕE DIÁLOGO COM PSDB SOBRE VICE

O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), defendeu, hoje, o diálogo com o PSDB sobre a polêmica do vice, ao afirmar que na relação dos dois partidos não pode haver "ultimatos e fatos consumados".

Com a declaração, feita por meio de nota, Agripino tenta apaziguar os ânimos entre democratas e tucanos após o PSDB ter sugerido a indicação do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) para compor chapa com José Serra (PSDB) na disputa presidencial.

A escolha de Dias deflagrou uma crise entre os aliados, já que o DEM não aceita a chapa puro-sangue e alimentava esperanças de indicar o vice para a corrida ao Palácio do Planalto.

"A história de parcerias e reciprocidades entre os dois partidos recomenda a superação das divergências pelo diálogo e pela determinada busca do entendimento", afirmou Maia.

Para ler mais, http://www.valoronline.com.br/

OAB/PA DIVULGA RELAÇÃO DE POLÍTICOS CASSADOS. ESTÃO INELEGÍVEIS?

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB/PA) divulgou, durante coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira, a relação dos políticos cassados nos últimos três anos pela Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). No total, são 19 políticos, sendo 18 do interior e um de Belém. Solicitada pelo presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, a lista foi fornecida pelo desembargador João Maroja, presidente do TRE do Pará.

Os políticos foram cassados no âmbito regional, mas alguns processos continuam tramitando no TRE e outros estão em tramitação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em tese, estes políticos não podem se candidatar às eleições deste ano já que se enquadram na lei do projeto Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos condenados na Justiça.

Saiba quem são os políticos cassados, por município:

* Belém: Nadir da Silva Neves (Candidato a deputado estadual/2006);


* São Miguel do Guamá: Vildemar Rosa Fernandes (Prefeito) e Raimundo Monteiro de Freitas (Vice-Prefeito);

* Bujaru: Maria Antonia Silva da Costa (Prefeita) e José Valdir Nunes Marques (Vice-Prefeito);

* Itaituba: Roselito Soares da Silva (Prefeito) e Sílvio de Paiva Macedo (Vice-Prefeito);

* Chaves: Ubiratan de Almeida Barbosa (Prefeito), Pedro Maurício Franco Steiner (Vice-Prefeito) e Vera Lúcia Alves Barros (Vereadora);

* Brasil Novo: José Carlos Caetano (Prefeito) e Osias Speroto (Vice-Prefeito)

* Conceição do Araguaia: Álvaro Brito Xavier (Prefeito) e Wanderlândia Maria de Oliveira Aquino (Vice-Prefeita);

* São Félix do Xingu: Antônio Paulino da Silva (Prefeito) e Rosana Cristina Soares Azevedo Pereira (Vice-Prefeito);

* Bujaru: Emanuel Nazareno de Souza Muniz (2º colocado no cargo Prefeito) e Erivaldo Monteiro Marques (2º colocado cargo Vice-Prefeito).


Fonte: www.diariodopara.com.br

PSL CONFIRMA TREMONTE COMO CANDIDATO AO GOVERNO

Tremote, candidato do PSL ao governo do Pará

Convencionais do Partido Social Liberal (PSL) homologaram, na tarde desta terça-feira, no Hotel Sagres, em Belém, o nome do empresário Luis Carlos Tremonte como candidato ao governo do Estado.

Terezinha Palheta, do município de Vigia, vai compor a chapa majoritária com Tremonte. O partido também aprovou candidatos à Câmara Federal e ao Senado.

JOSEFINA RECEBEU COMISSÃO DE LÍDERES DA ETNIA MUNDURUKU

Josefina ouviu reivindicações dos líderes mundurucus, assumiu compromissos e confirmou visita a Jacareacanga

A deputada Josefina Carmo (PMDB) recebeu, hoje, na Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), um grupo de líderes indígenas da etnia Munduruku, de Jacareacanga, no extremo oeste do Pará. Eles estava acompanhados do ex-prefeito daquele município, Eduardo Azevedo, que é chefe de gabinete do prefeito de Itaituba, Valmir Climaco (PMDB).

Isaías Krixi, Hans Amâncio, Adonias Kaba, Romildo e Edinaldo Munduruku, além de líderes tribais, são vereadores em Jacareacanga, que tem população de maioria indígena.

Eles relataram à deputada as enormes dificuldades em que vivem as comunidades locais, principalmente em função da precária assistência médica oferecida pela Funai e pela falta de apoio da administração municipal.

Eles estão em Belém tentando solucionar demandas de suas comunidades, como a implantação do ensino médio modular em algumas tribos. Eles solicitaram apoio de Josefina na solução deste e de outros problemas. E convidaram a parlamentar para visitar aquele município, o que deverá acontecer durante o mês de agosto.

"O meu trabalho baseia-se na construção de uma relação de compromissos e confiança com os municípios, com as comunidades, com a sociedade. Isso não será diferente com vocês", afirmou a deputada.

PEDOFILIA: JUSTIÇA MANDA PRENDER IRMÃO DA GOVERNADORA ANA JÚLIA

A Justiça do Pará decretou, hoje, a prisão temporária do irmão da governadora Ana Júlia, João Carlos Carepa. Ele é acusado de crime de atentado violento ao pudor contra uma adolescente.

João Carlos, paraense de 52 anos, foi condenado a 15 anos de reclusão em regime inicialmente fechado por abusar de uma menina de 11 anos de idade, em 2006. A sentença foi proferida pela juíza Maria das Graças Alfaia Fonseca, titular da Vara de Crimes Contra Crianças e Adolescentes de Belém, onde tramitou o processo penal.


A decisão da juíza se baseou no conjunto das provas (testemunhais e periciais) que constam no processo, e acompanhou o entendimento da representante do Ministério Público do Estado (MPE), através da promotora de Justiça Sandra Gonçalves, que requereu a condenação do assistente administrativo.

João Carepa, foi acusado, assim como o ex-deputado Estadual e médico Luiz Afonso Sefer, pelo crime de pedofilia. Sefer foi condenado no dia 8 de junho pela juíza Maria das Graças Alfaia Fonseca, titular da Vara Penal de Crimes Contra Crianças e Adolescentes, a mesma que decretou a prisão de João Carepa.


Sefer foi condenado a 21 anos de prisão por abuso sexual contra uma menina de nove anos, mas já está em liberdade - na verdade, nem chegou a ser preso. O mesmo deverá acontecer com o irmão da governdora.

Ter influência política e dinheiro é outra coisa: garante impunidade! Se acontecesse isso com um cidadão simples, mas honrado, que paga seus impostos e não rouba dinheiro público, iria apodrecer no xilindró.

domingo, 27 de junho de 2010

O RETROCESSO DEMOCRÁTICO

Está pensando em votar na Dilma para a Presidência da República? Ok! Antes, no entanto, leia este artigo do renomado jurista e professor de Direito Ives Gandra da Silva Martins, publicado no site Usina de Letras, no dia 31 de maio passado, com o título acima.

A proposta da criação do Conselho Federal de Jornalismo levanta, pela primeira vez, em âmbito nacional, a discussão sobre a existência, no governo Lula, de um projeto para reduzir o Estado Democrático de Direito, no Brasil, a sua mínima expressão.

Tenho para mim que existe um risco concreto de estar sendo envidada uma tentativa de impor um controle sobre a sociedade, se possível com a implementação de um "direito autoritário", desrespeitando até mesmo cláusulas pétreas da Constituição.

De início, quero deixar claro não considerar que o governo federal esteja agindo de má-fé, ao pretenderem seus integrantes impor uma república de cunho socialista, visto que nunca esconderam suas preferências, quando na oposição, pelos caminhos de Fidel Castro, de Chávez e da ditadura socialista chinesa. Prova inequívoca é o tratamento absolutamente preferencial que dão ao ditador cubano.
.............................

A partir daí, todos os seus atos foram e são de controle crescente da sociedade. Passo a enumerar os sinais que justificam os meus receios:

1) MST - Trata-se de um movimento que pisoteia o direito, desobedecendo ordens judiciais, invadindo propriedades produtivas - muitas vezes, destruindo-as - e prédios públicos. Embora seu principal líder dê-se o direito de chamar o ministro Pallocci de "panaca", recebe passagens grátis do governo para pregar a desordem e a subversão. O ministro da Reforma Agrária, que o incentiva, diz, todavia, que o fantástico número de invasões - o maior que já se verificou, na história do país - é normal. Esse senhor, que saiu do MST, apóia abertamente as constantes violações da lei e da Constituição. A idéia básica é transferir toda a terra produtiva para as massas do MST.

2) Judiciário - A reforma objetiva calar um poder incômodo, que, muitas vezes, no exercício da sua função, impõe limites ao Executivo. Por isto o governo defende o controle externo desse poder, quando não admite a imposição de controle semelhante para outras carreiras do Estado, como, por exemplo, a Receita Federal e a Polícia Federal.

3) Jornalismo - O Conselho Federal do Jornalismo não objetiva outra coisa que calar os jornalistas, visto que hoje já há mecanismos legais (ações penais e por danos morais) para responsabilizar os que comentem abusos no exercício da profissão.

..........................

Não ponho em dúvida, volto a dizer, a honestidade dos integrantes do governo, até porque conheço quase todos, sou amigo de alguns, e estou convencido de que acreditam que essa é a melhor solução para o Brasil. Como eu não acredito que seja - pois entendo que nada substitui a democracia e que qualquer autoritarismo é um largo passo para a ditadura - e como não foi esse o programa de governo que os levou ao poder, escrevo este artigo na esperança de levar pelo menos os meus poucos leitores a meditarem em se é este o modelo político que desejam para o nosso país.

Para lê-lo na íntegra, http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=11116&cat=Ensaios&vinda=S

FUNTELPA: UM CONCURSO FRAUDADO?

Poderia, hoje, o Fernando fazer a prova do concurso da Funtelpa pelo Francisco? Claro que poderia. O evento foi propício à fraude, fraude por causa de controle e fiscalização.

Fiz a prova para o cargo de jornalista. A prova foi na Escola Estadual Souza Franco, na Avenida Almirante Barroso, bairro do Marco, em Belém. Nenhum documento pessoal de identificação foi exigido dos candidatos, nem na entrada do prédio da escola, nem no interior das salas. Apenas uma lista de presença nos foi apresentada para assinar. Na entrada do colégio e de cada uma das salas havia listas com os nomes dos candidatos, mas nada de fiscal que pudesse confirmar se eu, José Maria, era eu mesmo. Eu poderia não ter ido fazer a prova, poderia ter mandado alguém fazê-la em meu nome, e ninguém ou nenhum controle havia para impedir que isso acontecesse.

É possível que tenha ocorrido fraude? É possível, sim. E impressiona o quanto esses concursos convocados pelo atual governo foram marcados por irregularidades, por suspeita de fraudes.

Já participei de outros concursos. A regra é que os candidatos se identifiquem, que apresentem documentos de identificação com fotografia, que ficam retidos com o fiscal e somente devolvidos ao final da prova. Por que esse procedimento básico não aconteceu nas provas de hoje do concurso da Funtelpa? Foi um evento de faz de cota? Um concurso de araque?

Estranho, muito estranho. Bem que o Ministério Público poderia investigar.

CONTAS DA POLÍCIA MILITAR SOB INVESTIGAÇÃO

A promotoria de Justiça Militar já tem em mãos o relatório de fiscalização nº 056/2008 da Auditoria Geral do Estado (AGE) feita em 2008 na Polícia Militar do Estado, que revela inúmeras irregularidades cometidas na corporação ainda na gestão do ex-comandante Luiz Cláudio Ruffeil Rodrigues. Nos próximos dias, o 2º promotor da Justiça Militar, Armando Brasil Teixeira, deve instaurar procedimentos administrativos investigatórios para apurar cada uma delas.

O relatório da AGE, encaminhado à promotoria pela deputada Simone Morgado (PMDB), após recebê-lo da AGE através de Tereza Cordovil, ex-auditora-geral do Estado, cita 16 irregularidades, que vão desde improbidade na concessão de suprimento de fundos, uso indevido desses suprimentos para manutenção de atividades, fracionamento de despesas, despesas autorizadas sem respaldo legal, classificação incorreta de empenhos. Ainda há casos de prorrogação ilegal de contratos, deficiência no controle de manutenção da frota, sobrepreço para fornecimento de peças, pagamento de locação de veículos sem amparo contratual, contratos irregulares para locação de veículos e falta de controle do consumo de combustível de veículos da PM, entre outros.


É enorme a relação de possíveis irregularidades.

Para ler mais, www.diariodopara.com.br

AQUÍFERO ALTER DO CHÃO LEVANTA INTERESSE ESTRANGEIRO

Aquífero Alter do Chão (vermelho) desperta interesse de grupos estrangeiros

Descoberto em 1958, o aquífero Alter do Chão está ameaçado de ter suas reservas de água privatizadas pelo Governo Federal. Até o momento, este é o maior aquífero do planeta com o dobro de volume de água do aquífero Guarani e corre o risco de ser estudado por grupos e empresas estrangeiras.

O Alter do Chão está situado nos Estados do Pará, Amazonas e Amapá e tem um volume de água de 86 mil quilômetros cúbicos, representando 8600 vezes o volume de óleo do Pré-Sal, 35,2 mil Baías da Guanabara e daria para abastecer 31,4 trilhões de piscinas olímpicas.

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), o geólogo Milton Matta falou sobre esta descoberta da comunidade científica da Amazônia, que desde de 1960 vem estudando este aquífero. Antes, a Petrobrás já tinha feito perfurações no local e achou esta imensidão de recursos hídricos. Ele denuncia que a Agência Nacional de Águas (ANA) está estudando uma licitação internacional para saber das potencialidades do Alter do Chão e que isso não é necessário porque já existe um estudo da academia e das universidades locais que tem um grande conhecimento na matéria, bem como já foram publicados trabalhos nas últimas décadas sobre o tema.

Para ler mais, www.diariodopara.com.br

MPE VAI AGUARDAR REGISTRO DE CANDIDATURAS PARA AGIR

A Justiça Eleitoral terá demanda extra a partir de 5 de julho, quando termina o prazo para o registro de candidaturas. A aprovação do projeto Ficha Limpa deve gerar uma enxurrada de pedidos de impugnações. O Ministério Público Eleitoral (MPE) estima que no Pará cerca de 900 pessoas peçam registro de candidatura.

O procurador eleitoral, Daniel Avelino, diz que ainda não tem a lista de quem está inelegível segundo as novas regras: assim que forem feitos pedidos de registro, analisará caso a caso e pedirá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que negue os registros àqueles que não cumprem os requisitos. “O que o eleitor espera é que a Justiça tenha agilidade”, diz o procurador, que se negou a fornecer uma lista dos nomes já passíveis de impugnação.

“Não avaliamos ainda os casos concretos, pois não temos os registros. Os nomes já divulgados são especulação”.


Para ler mais, www.diariodopara.com.br

sábado, 26 de junho de 2010

SERRA PELADA: MINERADORA ANUNCIA DESCOBERTA DE NOVAS RESERVAS

A empresa canadense Colossus Minerals Inc., que começou a operar na região há pouco mais de um mês, anunciou, ontem, a descoberta de novas reservas de ouro, platina e paládio em Serra Pelada, no município paraense de Curionópolis. De acordo com o site Globo Amazônia, que deu a notícia em primeira mão, a mineradora descobriu dois depósitos nos arredores do foco central de garimpo da mina. Na década de 1980, Serra Pelada ganhou notoriedade internacional como o maior garimpo a céu aberto do mundo.

Consultado sobre o assunto, o geólogo Alberto Rogério, que por muitos anos pertenceu aos quadros do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM) no Pará e que hoje atua como consultor técnico do Instituto Brasileiro de Mineração, o Ibram, adotou uma postura cautelosa. Ele disse ter tomado conhecimento do assunto pela internet, mas ressaltou que, até onde se sabe, os depósitos minerais existentes em Serra Pelada são aqueles já anunciados anteriormente: 33 toneladas de ouro, 4 de platina e 6 de paládio, um metal muito utilizado em ligas finas e trabalhos de joalheria.

De acordo com Alberto Rogério, o paládio tem hoje a cotação em bolsa de 450 dólares a onça (o equivalente a 31,1 gramas), contra US$ 1.200 para o ouro e US$ 1.500 para a platina. Com a notícia das descobertas, conforme revelou ontem a própria Colossus, as ações da mineradora canadense subiram 8,8% na Bolsa de Valores de Toronto.


Para ler mais, www.diariodopara.com.br

TSE MANDA TRE JULGAR MÉRITO DA CASSAÇÃO DE DUCIOMAR

O Tribunal Regional Eleitoral terá que julgar o mérito da ação de cassação da expedição de diploma de prefeito para Duciomar Costa e de vice para Anivaldo Vale. A cassação do diploma tem como efeito prático a perda do mandato. A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, em sessão realizada na noite da última quinta-feira. O TRE havia decidido pelo arquivamento da ação, sem julgamento do mérito, alegando perda de prazo.

A decisão deve ser publicada nos próximos dias, mas só chegará a Belém em agosto. A expectativa é que o caso vá a julgamento ainda este ano.

Duciomar Costa e Anivaldo Vale são acusados de fazer propaganda eleitoral fora do prazo e de uso de promocional em favor do candidato de serviço social pago pelo município, a exemplo do programa Passe Livre. São acusados, ainda, de abuso do poder econômico ao se aproveitarem de propaganda institucional para propaganda pessoal.


Para ler mais, www.diariodopara.com.br

PMDB CONFIRMA JADER E JUVENIL

Juvenil, Hildegardo e Jader: o PMDB confirmou chapa majoritária e nomes de candidatos a cargos proporcionais

Não houve nenhuma surpresa, hoje, durante a convenção do PMDB, no auditório "João Batista", na Assembleia Legislativa. Todos os nomes inicialmente previstos foram confirmados: Domingos Juvenil (Governado) e Jader Barbalho (Senado). E não houve confronto de chapas, como chegou a ser anunciado. Pelo contrário: José Priante foi confirmado candidato à Câmara Federal e, demonstrando unidade no partido, ainda abraçou Juvenil.

Até mesmo o nome de Hildegardo Nunes como vice não representou surpresa nenhuma. Na verdade, ouviu-se nos corredores, o nome, até ontem, era o de Ann Pontes, esposa do deputado Parcifal Pontes. Hoje, confirmou-se o nome de Hildegardo, que já foi vice-governador.

Na cota das mulheres, a já deputada Josefina Carmo teve seu nome confirmado à reeleição e a vereadora Vanessa Vasconcelos é candidata a deputada federal.

No discurso final, Jader convocou a militância partidária e, caro, todos os candidatos a "botar os pés na estrada". Hoje, mesmo, ele e Domingos Juvenil já cumpriram compromissos de campanhas em dois municípios do sul do Pará.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

TSE RETIRA 7,5 MINUTOS DO PT POR PROPAGANDA ILEGAL

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) puniu, hoje, o PT por ter usado espaço destinado à propaganda partidária para promover a imagem da pré-candidata ao Palácio do Planalto pela legenda, Dilma Rousseff. De acordo com a decisão do TSE, o partido perderá o direito de veicular sete minutos e meio de inserções no primeiro semestre do próximo ano.

Apesar de nas inserções questionadas pelo PSDB não ter ocorrido pedido explícito de votos para Dilma, o TSE concluiu que na propaganda havia mensagem de cunho eleitoral, elogios à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comparação entre governos e sugestão da necessidade de se dar continuidade.

"Quem você acha que pode fazer com que cada vez mais gente saia da pobreza, passe para a classe média e prospere na vida? Uma pessoa que tem a mesma visão de Lula? Ou alguém que fez parte de um governo que aumentou o desemprego, os impostos e pouco reduziu a pobreza?", dizia uma das inserções.

Fonte: www.estadao.com.br

PSL VAI HOMOLOGAR TREMONTE COMO CANDIDATO AO GOVERNO

Luís Carlos Tremote: nome novo na política estadual

Será na próxima terça feira, dia 29, no Hotel Sagres, em Belém, a convenção estadual do Partido Social Liberal (PSL), que vai homologar os nomes de candidatos aos cargos de governador, vice, senador, deputado federal e deputado estadual às eleições de outubro próximo.

Um nome é mais do que certo: Luís Carlos Tremonte como candidato ao governo do Estado.

APODRECE E CHEIRA MAL O GOVERNO DE HUGO CHÁVES


No blog Dois em Cena (http://www.dois-em-cena.blogspot.com/), hoje, com o título acima:

"Fedia como 100 cães mortos", disse uma Venezuelana moradora próxima a Puerto Cabello, referia-se a parte das 100 mil toneladas de alimentos importados pelo governo venezuelano que apodreceram em contêineres nos portos do país. O desperdício dessa comida é apenas mais um desastre imposto ao povo da Venezuela pelo estilo de governo bolivariano, uma mistura de autoritarismo, incompetência e corrupção.

Muita comida, centena de toneladas de alimentos apodrece em portos da Venezuela, enquanto os consumidores enfrentam uma crise de abastecimento e uma inflação recorde no setor. O governo joga a culpa da inflação nos fantasmas de sempre e especuladores interessados em desestabilizar o regime do presidente Hugo Chávez.

Mas os carregamentos abandonados em deterioração foram importados pela PDVAL, uma subsidiária da Petróleos de Venezuela, a estatal convertida num dos principais instrumentos de intervenção na economia do País. O governo na semana passada, admitiu que foram 30 mil toneladas de alimentos estragados em contêineres no Porto Cabello. Mas de acordo com a imprensa, o total passa de 75 mil toneladas, podendo chegar a 100 mil, espalhado por vários portos do país.



PS: No Pará, uma comitiva envida por Cháves, em abril passado, foi recebida pelo governo estadual com tapete vermelho e regabofes, entre tantos mimos. Foi o único resultado nada nobre de uma visita da própria governadora Ana Júlia e numerosa comitiva ao ditador, em novembro do ano passado. Os elogios às travessuras antidemocráticas de Cháves abundaram.

As visitas de Lula e Dilma ao bufão já somam mais que os dedos das mãos e dos pés, todos justificados pelos mais nobres interesses nacionais.
Ana Júlia, Lula e Dilma são amigos do bufão Cháves. O sentimento dele é recíproco. Eu, heim!?

É o bolivarianismo em curso. Pobres os venezuelanos, bolivianos, equatorianos!!

Quando passaremos a nos incluir nessa relação?

Blearg!!!

CHEGA DE MENTIRAS, ANA JÚLIA!

É impressionante o volume de promessas mentirosas, simplesmente eleitoreiras, algumas totalmente inexequíveis, anunciadas pelo governo Ana Júlia.

Entre outras, e elas somam algumas dezenas, o Planejamento Territorial Participativo (PTP) foi uma das maiores mentiras - a mentira mor, digamos, por ter mobilizado milhares de cidadãos paraenses induzindo-os a crer que poderiam influenciar nas ações do governo estadual. Mentira!

O PAC do Pará é a mais recente e desmesurada:

* Investimento de R$ 109 bilhões entre 2011 e 2014 - Mentira!

* Geração de 120 mil empregos - Mentira!


* "Cidade Melhor", "Água e Luz para Todos" e "Comunidade Cidadã" - Mentiras!

* Construção de 80 mil casas populares - Mentira!

* "Infraestrutura para o Desenvolvimento" e "Sinergia e Indústria", com obras de infraestrutura de energia e empreendimentos industriais - Mentiras!

* Reforma de todas as 1.216 escolas estaduais em 120 dias - Mentira!


Chega de mentiras, Ana Júlia!

MARINA SILVA E HELOÍSA HELENA FAZEM ALIANÇA

A senadora Marina Silva, candidata à Presidência pelo PV, anunciou, hoje, em Belo Horizonte, que irá trabalhar pela eleição da vereadora Heloísa Helena (P-SOL) ao Senado por Alagoas.

Heloísa Helena, que foi candidata ao Palácio do Planalto em 2006 e teve 6% dos votos, se opôs dentro partido à candidatura presidencial do ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, mas foi derrotada.

Segundo o coordenador da campanha de Marina, vereador Alfredo Sirkis (RJ), o PV irá buscar em todo o Brasil ganhar adesões e dissidentes não só do P-SOL, mas principalmente do PT.

"Temos mais candidatos a governador no Brasil do que o PT, o que nos dá uma avenida para trabalhar nos Estados em que o PT não lançou candidato ao governo", afirmou Sirkis.

Leia mais: http://www.valoronline.com.br/?online/politica/

SEM DISCURSO

Nada ouço, nada vejo, nada falo. Será essa a posição dos vereadores petistas de Belém, a partir de agora, em relação à administração Duciomar Costa?

Depois dos sem terra, sem teto, sem transporte, sem segurança pública e sem saúde, Belém tem, desde ontem, uma nova categoria: os sem discurso. E este novo grupo é formado pelos vereadores do PT na Câmara Municipal, depois que o partido fechou aliança com o prefeito Duciomar Costa no esforço inútil de reeleição da governadora Ana Júlia Carepa.

Formando a "tropa de elite" contra a administração municipal, junto com outros vereadores de oposição, os edis petistas ajudaram a impor derrotas ao prefeito municipal. A principal delas foi justamente o projeto que prevê a privatização dos serviços de água e esgoto da capital, rejeitado a partir de emenda apresentada pelo vereador Otávio Pinheiro (PT), no final do ano passado.

O projeto é de interesse primordial do prefeito municipal - não exatamente do interesse público ou dos consumidores do serviço oferecido pela Cosanpa -, e envolve algumas centenas de milhões de reais. E ele já está de volta ao Legislativo municipal, há algumas semanas, para ser novamente votado.

E agora? Qual será a posição dos vereadores petistas? Ainda no ano passado, eles garantiram que o projeto seria derrotado quantas vezes voltasse à Câmara. E eles, os petistas, formariam a artilharia pesada contra qualquer tentativa de aprovação do tal projeto. Eles estarão, certamente, sem discurso, rasgando o que escreveram, apagando dos anais do Poder o que falaram e escarnecendo de suas próprias dignidades.

Mas o constrangimento dos vereadores petistas de Belém não ficará aí. Ainda há a luta radical, apesar de pouco inteligente em suas estratégias, contra os desmandos e abandonos da saúde municipal, da coleta de lixo e limpeza pública, do transporte público caro e sem qualidade, ... todos temas cotidianos dos discursos raivosos contra a administração municipal.

O que dirão a partir de agora? O que farão, depois que os campeões de rejeição popular - Ana Júlia e Duciomar - resolveram se dar as mãos e morrer abraçados?

Nada verão, nada ouvirão, nada dirão, como aquela imagem universalmente utilizada para se criticar a omissão das pessoas diante da realidade em que vivem.

"Símbolo da alienação total", diria algum sociólogo militante.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

VANESSA QUER INFORMAÇÕES SOBRE MACRODRENAGEM DO TUCUNDUBA

Vanessa está preocupada com os atrasos nas obras da macrodrenagem do Tucunduba

A vereadora Vanessa Vasconcelos apresentou requerimento à Câmara Municipal, hoje, solicitando ao Ministério das Cidades, à Caixa Econômica Federal e ao governo do Estado informações sobre a segunda etapa do projeto de Macrodrenagem do Igarapé Tucunduba, em Belém. A primeira etapa foi inaugurada no final de 2004, ao mesmo tempo em que o presidente Lula, presente à inauguração, anunciou a etapa seguinte do projeto, que foi incluída como obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Passados seis anos, nenhuma obra foi realizada e nenhuma satisfação é dada aos moradores diretamente interessados na execução da segunda etapa do projeto.

O projeto da macrodrenagem do igarapé Tucunduba "foi anunciado pelos governos federal, estadual e municipal como modelo e exemplo para a solução de áreas urbanas inundáveis, com implantação de projetos de urbanização, saneamento, moradia, transporte e cidadania, que garantiriam enormes melhorias na qualidade de vida das pessoas diretamente beneficiadas, além de correção de danos causados ao meio ambiente pela ocupação humana desordenada e, finalmente, resgatando a navegabilidade natural do referido curso d’água", lembrou a vereadora do PMDB.

Vanessa afirmou que, no dia 04 de novembro de 2005, a Prefeitura de Belém formalizou, junto à Secretaria de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, o cadastramento do projeto “Drenagem Urbana do Canal do Tucunduba”. Para executá-lo, solicitou R$ 18,4 milhões, recurso que, complementado com contrapartida do Município, totalizaria R$ 20,4 milhões. Ainda segundo ela, a solicitação foi confirmada, cinco meses depois, no dia 20 de abril de 2006, através da Cara Consulta Nº 51-0010042. Mais tarde, o Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, confirmou a alocação do recurso solicitado, como parte do “Programa Saneamento Para todos – 2ª Chamada”.

Ela citou o esforço dos líderes comunitários dos bairros do Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco, a serem beneficiados pelas obras, que elaboraram um documento sobre a necessidade de retomada do projeto. O documento foi entregue à gerência regional da Caixa Econômica Federal, em 2006, e à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb), em 2007.

Finalmente, no dia 10 de maio passado, já preocupado com a não retomada do projeto, o Fórum de Entidades da Bacia do Tucunduba procurou o Ministério Público Federal no Pará", onde entregou o mesmo documento e pediu providências, citou Vanessa.

Ela vai enviar, amanhã, cópia do requerimento à Caixa, Sedurb e também ao Ministério Público Federal, pedindo informações sobre o projeto e, se necessário, providências urgentes ao início das obras.

DEPUTADA JOSEFINA PEDE VOLTA DA ANAC AO PARÁ

Josefina argumentou que as justificativas da Anac para deixar o Pará são estapafúrdias e contraditórias

A deputada estadual Josefina Carmo (PMDB) pediu, hoje, à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que volte a se instalar no Pará. O pedido foi feito na forma de moção apresentada durante sessão da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A agência deixou o estado no início de agosto do ano passado, sob a justificativa de "
reformulação das suas gerências regionais", segundo nota distribuída à época. Hoje, as demandas do estado devem ser encaminhadas à regional que funciona na cidade de Manaus (AM).

"As justificativas da Anac são absurdas e contraditórias", protestou a deputada na moção. Segundo a parlamentar do PMDB, a agência justificou a saída do Pará por pretender ampliar a atuação da Anac em todo o país, "mas retira-se de Belém, a mais importante unidade federativa da Amazônia", argumentou Josefina. "Finalmente, fala em reduzir a duplicidade de funções e de recursos humanos e materiais, quando, na verdade, não reduziu, mas eliminou, simplesmente extinguiu, riscou o Pará do mapa de atuação da Anac", continuou. Segundo ela, as justificativas da agência são "estapafúrdias para uma decisão absurda".

Ela reforçou a argumentação de seu pedido citando a ação judicial, com pedido de liminar, movida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pará, no dia 09 de junho passado, em defesa dos interesses dos cidadãos do Pará, reivindicando justamente a presença da Anac ao menos no Aeroporto Internacional de Belém.

"A agência acaba de anunciar uma série de medidas que ampliaram os direitos inalienáveis dos consumidores dos serviços de transporte aéreo, depois do caos verificados em 2008, mas não há, em Belém, a quem se recorrer para exigir o cumprimento das novas medidas", afirmou Josefina. "E por quê? Porque a Anac abandonou o Pará", protestou.

Finalmente, ela citou a já demorada interdição do aeroporto de Monte Alegre, desde o início do mês de maio passado, como outra consequência da saída da Anac do Estado. Ela argumentou que esse problema já poderia estar solucionado, pois os governos estadual e municipais "precisam do órgão para solucionar os problemas relacionados à segurança e trafegabilidade dos aeroportos do interior do Pará".

Na moção, Josefina pede que, de imediato, a Anac reabra o posto de atendimento que funcionava no Aeroporto Internacional de Belém e que volte a reinstalar a gerência regional que funcionou em Belém até agosto do ano passado.

Ela também pediu que a bancada paraense no Congresso Nacional e o governo do Estado ajudem na volta da Anac ao Pará.

MAIS UMA DENÚNCIA CONTRA DILMA POR CRIME ELEITORAL

O MPE pediu multa máxima à candidata do PT por crime eleitoral. É a enésima

A ministra Nancy Andrighi é a relatora de representação ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra a pré-candidata à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, pela prática de propaganda eleitoral antecipada em solenidade de inauguração do Hospital da Mulher Heloneida Studart, realizada em São João de Meriti (RJ), no dia 7 de março de 2010.

O MPE alega que houve o desvirtuamento da inauguração com o comparecimento de diversas autoridades e da pré-candidata em inauguração de obra que não teria contado com recursos federais. Sustenta que Dilma Rousseff fez “corpo a corpo” com o público, e todos os discursos foram no sentido de que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva teria feito muito pela localidade, sobretudo na área da saúde, assim como a mensagem de que a pré-candidata seria a melhor opção para a continuidade da atual administração federal.

De acordo com o MPE, tanto a inauguração como os discursos tiveram caráter eleitoreiro. “Não faria o menor sentido a presença de Dilma Rousseff, em pleno ano eleitoral, em inauguração de obra que, como propalado pelos próprios representados, sequer contou com recursos do governo federal”.

Por fim, o MPE pede a aplicação de multa máxima no valor de R$ 25 mil, de acordo com a Lei das Eleições (Lei 9504/97), “seja em razão da realização de propaganda vedada em evento público, seja
pela ostensividade e repetição da conduta em questão por parte dos representados”.

Ontem, por maioria de votos, o TSE manteve a multa de R$ 7,5 mil aplicada ao presidente Lula. O julgamento confirmou a decisão do ministro Henrique Neves ao considerar que Lula fez propaganda eleitoral antecipada em favor da pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, durante evento do Dia do Trabalho.

AUMENTA O CONSUMO DE ENERGIA NO BRASIL. QUE VENHA BELO MONTE!

O consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 34.605 gigawatts-hora (GWh) em maio de 2010, 10,5% a mais que no mesmo mês de 2009 e a segunda maior taxa do ano, atrás apenas de fevereiro. Os dados foram divulgados, nesta quarta-feira, pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Nos primeiros cinco meses deste ano, o crescimento foi de 9,7% e, no acumulado de 12 meses, de 3,9%. O consumo acumulado desde janeiro, 173 mil GWh, está 0,8% acima das previsões do final de 2009.

A indústria, como de costume, foi a maior responsável pela expansão do consumo, com taxa de 15,4% em maio e de 13,6% no acumulado de 2010.

Então, que venha o AHE Belo Monte! O Pará precisa dessa energia como insumo para o nosso desenvolvimento.

LÍDERES SE REÚNEM PARA DISCUTIR ELEIÇÕES 2010

Jader, Juvenil e Almir Gabriel: articulações para a eleição ao governo estadual

Um café-da-manhã reuniu, hoje, o deputado federal Jader Barbalho (PMDB), o ex-governador Almir Gabriel ( PSDB) e o presidente da Alepa e candidato ao governo do Estado, deputado estadual Domingos Juvenil (PMDB). O encontro é um passo significativo para o mapa eleitoral de 2010. Há pelo menos 15 anos, o líder do PSDB e o líder do PMDB são adversários políticos.

Em entrevista exclusiva ao jornal
Diário do Pará, no último domingo (20), Almir Gabriel declarou seu apoio a candidatura de Domingos Juvenil ao Governo. O ex-governador se tornou um dos maiores entusiastas do candidato do PMDB e, nos bastidores, está agindo como importante articulador em busca de apoios para o deputado. “O Juvenil vai para o segundo turno. Vai tirar o Jatene”, declarou referindo-se ao candidato tucano Simão Jatene.

Perguntado se vai fazer campanha para Juvenil, Gabriel retrucou: “Já estou [fazendo campanha]”. Mas, indagado se subirá no palanque, pediu calma. “Subir no palanque não é o essencial. O mais importante agora é chamar os líderes políticos e dizer para eles qual vai ser a minha posição”. Sobre a possibilidade de aparecer no horário eleitoral gratuito do PMDB, diz que não vai se oferecer.

Em outro encontro de líderes, a governadora Ana Júlia Carepa e o prefeito Duciomar Costa se reuniram para discutir o mesmo assunto. Segundo o blog Espaço Aberto (http://blogdoespacoaberto.blogspot.com), ambos fecharam acordo para apoio do PTB à campanha de reeleição da candidata petista.

Somente no final do dia 30 de junho é que as últimas pedras do tabuleiro eleitoral serão mexidas.

Para ler mais, www.diariodopara.com.br

PESQUISA CNI/IBOPE: DILMA À FRENTE DE SERRA

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou, na tarde de hoje, pesquisa realizada pelo Ibope na qual a candidata petista Dilma Rousseff aparece pela primeira vez à frente do candidato tucano José Serra (PSDB), com 40% das intenções da disputa presidencial. O tucano tem 35% das intenções. Já a candidato do PV, Marina Silva, mantém-se estável, com 9% das intenções.

Na pesquisa Ibope divulgada no dia 5 de junho, Dilma e Serra estavam empatados com 37% das intenções de votos. Marina aparecia em terceiro lugar com 9%. No levantamento anterior do Ibope, feito em abril, mostrava Dilma com 32% das intenções e Serra com 40%.

Pela mesma pesquisa CNI/Ibope, Dilma lidera também no segundo turno, com 45% dos votos, contra 38% de Serra.

Pelo que se vê, a participação destacada de José Serra nos programas eleitorais do PPS e do PSDB não surtiu efeito entre os eleitores. Por que? Trabalho para os marqueteiros da campanha serrista.

Amanhã, o programa será do PTB, que oficialmente apoiará o candidato Tucano.

POLITICAGEM: LULA "INAUGURA" TERRENO BALDIO

No esforço para impulsionar a campanha da petista Ana Júlia Carepa à reeleição no Pará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "inaugurou", ontem, um terreno baldio e comandou um comício em estádio de futebol.

Em Marabá, com estardalhaço, Lula anunciou, num palanque montado num terreno vazio da Transamazônica, o "início" da terraplenagem para construção de uma usina siderúrgica da Vale.

Até o final deste ano, a obra não passará da fase de terraplenagem, admitiu em entrevista após o evento José Carlos Martins, diretor executivo de Ferrosos da companhia.

O empreendimento faz parte de uma lista de promessas feitas nas eleições de 2006 nas regiões Sul e Sudeste do Pará que dificilmente serão cumpridas. Lula e Ana Júlia prometeram também a pavimentação do trecho paraense da Transamazônica e um plano de desenvolvimento sustentável da BR-163. A entrega das eclusas de Tucuruí, outra promessa, ocorrerá em setembro, disse a governadora.

Para mostrar a importância do evento que, segundo Lula, "mudará a história industrial do Estado", assessores da Presidência e do governo do Estado e funcionários da Vale pediram a uma empreiteira da companhia que estacionasse no terreno vazio nove retroescavadeiras e 16 caçambas.

Lula e a governadora subiram numa das máquinas para as tradicionais fotos de viagens presidenciais. Nas contas oficiais, a obra da siderúrgica vai gerar 16 mil empregos. A usina empregaria 5.300 mil empregos diretos durante as operações.


Para ler mais, www.diariodopara.com.br

JUSTIÇA CONFIRMA MULTA DIÁRIA À GOVERNADORA

O Tribunal de Justiça do Estado, através de sua 5ª Câmara Cível Isolada, manteve, por decisão colegiada, sentença do Juízo da Vara Agrária de Redenção que condenou a governadora Ana Júlia Carepa ao pagamento de multa diária no valor de R$ 1 mil por descumprimento de ordem judicial. A decisão teve origem em ação de manutenção de posse ajuizada, em outubro de 2007, por Vitório Guimarães, proprietário da fazenda Vitória Régia, localizada em Santana do Araguaia.

A propriedade foi invadida, em janeiro daquele ano, por militantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), que a mantêm sob ocupação parcial até hoje, a despeito de reiteradas decisões da Justiça determinando a reintegração de posse. Segundo o advogado Carlos Eduardo Teixeira, que patrocina a defesa dos proprietários da fazenda, pela decisão da 5ª Câmara Civil Isolada do TJE, a governadora deverá pagar, de seu patrimônio pessoal, a multa diária de R$ 1 mil retroativamente a agosto de 2009.


Para ler mais, www.diariodopara.com.br

ESCÂNDALO: 90% DAS ESCOLAS ESTADUAIS PRECISAM DE REFORMA

De acordo com a própria Seduc, 90% das escolas públicas no Pará precisam de melhorias para consertar problemas estruturais. O dado foi divulgado em relatório apresentado na coletiva de imprensa realizada, na manhã de hoje, pelo governo do Estado e Secretaria de Educacação. Na coletiva, que contou com a presença da governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, do secretário Edilson Rodrigues e do titular da Seduc, Luiz Cavalcante, a secretaria anunciou as obras que pretendem abranger todas as escolas públicas no Pará.

Segundo o relatório, as escolas públicas paraenses precisam de soluções para problemas estruturais, como iluminação deficiente, falta de água, de ventilação adequada e instalação de quadra de esportes.

No prazo de 120 dias, a secretaria quer reformar 100% das escolas paraenses, um total de 1.216 no estado, com o orçamento de R$ 271,5 milhões, em recursos do governo federal e estadual. Destas, 355 necessitam de reforma ou ampliação. Está prevista ainda a construção de 47 novas escolas.


Fonte: www.diariodopara.com.br

segunda-feira, 21 de junho de 2010

SERRA: "INCOMPATÍVEL COM A DEMOCRACIA"

"Hoje me choca ver gente que sofreu sob a ditadura no Brasil cortejando ditadores que querem a bomba atômica, que encarceram, torturam e matam adversários políticos, fraudam eleições, perseguem a imprensa livre e intervêm no Legislativo e no Judiciário . Isso é incompatíve com a crença na democracia e o respeito aos direitos humanos" - José Serra, candidato do PSDB à Presidência da República, na revista Veja desta semana, falando sobre a candidata adversária, Dilma Roussef (PT).

PETISTAS MARANHENSES ENCERRARAM GREVE DE FOME

Depois de uma semana, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) encerrou, hoje, a greve de fome que iniciou para protestar contra a decisão do diretório nacional do PT de apoiar a candidatura à reeleição da governadora Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão.

O parlamentar, que chegou a ser encaminhado para o departamento médico da Câmara para receber soro e glicose, encerrou a greve de fome depois de um acordo com os correligionários no Estado. Pelo acerto, os petistas maranhenses estão liberados para defender a candidatura ao governo de Flávio Dino (PC do B), como havia sido definido antes pela direção estadual do PT.

Também encerraram a greve de fome Manoel da Conceição, um dos fundadores do PT, e Terezinha Fernandes, ex-deputada federal.

Fonte:
http://www.valoronline.com.br/?online/politica/

TCU: 5 MIL PODEM FICAR INELEGÍVEIS POR CONTAS IRREGULARES

O Tribunal de Contas da União (TCU) informou, hoje, que 4.922 agentes públicos - entre os quais governadores, prefeitos, secretários estaduais e municipais e diretores de autarquias - tiveram as contas julgadas irregulares pelo órgão nos últimos oito anos.

A lista do TCU com os nomes foi entregue nesta noite pelo presidente do órgão, ministro Ubiratan Aguiar, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski.

No total, são 7.854 condenações desde 2002 – uma parcela dos 4.922 agentes públicos tem mais de uma condenação. O TCU informou que divulgou a lista com os nomes no site da instituição.

A análise do TCU é feita apenas sobre recursos da União repassados a estados e municípios pelo Fundo de Participação dos Municípios ou por convênios federais. O levantamento servirá como subsídio para a Justiça eleitoral verificar se uma pessoa poderá ou não ser candidata nas eleições de outubro. A análise dos pedidos será feita caso a caso. O prazo para o registro de candidaturas termina no dia 5 de julho.

A entrada em vigor da lei da ficha limpa, sancionada no último dia 7 pelo presidente Lula, traz mudanças na avaliação da elegibilidade do gestor com contas consideradas irregulares pelo TCU. A principal delas é que o tempo de punição para quem teve contas rejeitadas aumentou de cinco para oito anos sem poder se candidatar, a partir da data da decisão do tribunal.

No Pará, são 421 os condenados, entre ex-prefeitos, ex-presidentes de câmaras, secretários estaduais e municipais e outros dirigentes de órgãos públicos. Entre os nomes mais conhecidos do Oeste do estado estão Aracy Bentes (Almeirim), Aprígio Pereira da Silva (Rurópolis), Benigno Reges (Itaituba), Edilson Dias Botelho (Itaituba), Daniel Capitani (Placas), Gerson Campos (Porto de Moz), Gerváio Bandeira (Breves), José Mário de Souza (Óbidos), Marivaldo Costa (Almeirim), Oti Santos (Belterra), Raimundo Bentes (Terra Santa) e Zericé da Silva Dias (Rurópolis).

Para ver a lista completa, http://tse.jus.br/internet/contas_publicas/arquivo/tcu/contasJulgadasIrregulares.pdf,

PETROBRAS: "ME DÁ UM DINHEIRO AÍ"

A Petrobras, a maior empresa brasileira e a quarta maior companhia de energia do mundo, segundo a propaganda oficial, precisa de US$ 96 bilhões de dólares até 2014, ou R$ 170,3 bilhões.

Desse total, US$ 58 bilhões ainda precisam ser captados para fazer frente ao Plano de Negócios de US$ 224 bilhões para o quinquênio. Outros US$ 38 bilhões são necessários para pagamento de dívidas a vencer.

Em 2010, ano eleitoral, os anúncios publicitários da Petrobras bateram recordes. Segundo o site Controle da Concorrência, que monitora a publicidade nas cinco maiores emissoras do Brasil, a Petrobras veiculou 3.862 anúncios, no primeiro semestre, mais que o dobro do período correspondente de 2009. Anúncios a mais, milhões a mais, vantagens à candidata chapa branca à Presidência da República.

O pires vai começar a passar. Alguém quer ajudar?

BLOG: JUVENIL TEM A PREFERÊNCIA. ANA JÚLIA É A MAIS REJEITADA

O blog encerrou, ontem, enquete sobre a preferência dos leitores entre os pré-candidatos até agora anunciados ao governo do Estado do Pará nas eleições de outubro deste ano.

Domingos Juvenil (PMDB) disparou na preferência dos leitores que participaram da enquete, com 41%. Simão Jatene (PSDB) e Ana Júlia Carepa (PT) aparecem em seguida, nessa ordem, com 35% e 20%, respectivamente. Luís Carlos Tremonte (PSL) aparece na lanterna, com 2%. Assim, se dependesse da vontade dos leitores do blog, a atual governadora do Pará sequer iria para o segundo turno, que seria disputado por Juvenil e Jatene.

Já no critério rejeição, Ana Júlia ganha disparada, com 60%. O ex-governador Jatene tem a segunda maior rejeição, com 18%, seguido por Juvenil (13%) e Tremonte (6%).

As convenções partidárias que vão decidir as candidaturas e alianças eleitorais devem acontecer até o dia 30 deste mês. O PMDB já confirmou a sua para o próximo sábado, na Assembleia Legislativa; o PT, dia 30, no Hangar; PSDB, também no último dia do prazo.

Os próximos dias serão decisivos. A conferir os desdobramentos ainda possíveis.

PAGAMENTO OU INTERVENÇÃO

"Considerando o disposto no artigo 159, inciso I, do Regimento Interno do TJ/PA, que recomenda ao Presidente da Corte a adoção de providências para remoção administrativa da causa do pedido interventivo, determino que seja oficiado aos Exmos. Prefeito de Belém e Presidente da Câmara Municipal para que, no prazo de 10 (dez) dias, efetuem o pagamento dos valores referentes ao Precatório Requitisório nº 65/2007, sob pena de prosseguimento do requerimento de intervenção".

Esse é o teor de despacho do presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Rômulo José Ferreira Nunes, no dia 16 de junho, em resposta a pedido de intervenção no Município de Belém formulado pelo advogado Jader Dias, representante legal do Sindicato dos Servidores do Município de Belém (Sisbel) em ação de cobrança de precatório em favor de servidores da Câmara Municipal de Belém.

Os servidores do Legislativo municipal estão eufóricos, confiantes no recebimento do que lhes é devido. O total é superior a R$ 6 milhões. Todos fazem contas. Alguns esperam receber mais de R$ 30 mil. Nada mal.

Pelo despacho do presidente do TJ/PA, o prazo à Prefeitura e Câmara municipais para o pagamento se encerra no próximo sábado.

ANÔNIMO COMENTA INTERDIÇÃO DO AEROPORTO DE MONTE ALEGRE

Sobre a postagem "Ana Júlia não foi entregar máquinas em Monte Alegre", publicada no sábado passado, leitor(a) anônimo(a) enviou, hoje, o seguinte comentário:

"Ha querido, falei com ela pelo TT, e ela disse que esta trabalhando "firme" , para colocar o aeroporto em funcionamento... e ainda disse ser de responsabilidade do Municipio...

é isso ai...

Salvo me engano o dep. Jr. Hage, também impetrou um oficio para ela e na secretaria de transporte...

vamos ver se com os oficios da Dep. Josefina. e o Dep. Fed. Wladimir que também me comfirmou por e-mail estar trabalhando para que o aeroporto volte a funcionar pela proxima semana já estaremos com uma posicao favoravel. ao nosso querido municipio".

21 de junho de 2010 11:38


COMENTÁRIO DO BLOG DO PITEIRA:

Olá, anônimo(a):

É bom saber que outros parlamentares estejam empenhados na solução do problema com o aeroporto de Monte Alegre. Bom, mesmo!

Melhor seria se tamanho esforço não estivesse sendo gasto. Afinal, bastaria que a Setran, de agora e de governos anteriores, cumprisse com os compromissos dela.

Ao contrário do que ela afirma, o aeroporto local continua sob inteira responsabilidade do governo o Estado. Através do Ofício Nº 803/2001-GAB, assinado pelo então titular da Setran, engenheiro Pedro Abílio Torres do Carmo, aquela secretaria estadual realmente entregou à municipalidade, a partir de 21 de maio daquele ano, a administração do aeródromo, mas "provisoriamente", "enquanto sejam cumpridas por este Estado, as formalidades legais junto ao Departamento de Aviação Civil e essa Prefeitura Municipal".

Acontece, anônimo(a), que essas tais "formalidades legais" nunca aconteceram, o que tornou sem efeito a tal transferência. Assim, o aeroporto de Monte Alegre continua de inteira responsabilidade do governo do Estado.

Ainda que pareça banalidade encontrar os responsáveis pela interdição daquela unidade aeroportuária e suas consequências trágicas para a população local, registro esse fato para que não se arranje, no bojo da campanha eleitoral vindoura, bode expiatório para essa demonstração pública de incompetência administrativa e desrespeito à população.

E que os esforços coletivos logo resultem no desinterdito daquele aeroporto.

Morei alguns anos em Monte Alegre, gosto daquela terra e de sua gente. Aquele povo não merece os transtornos que está vivendo por conta dessa irresponsabilidade do governo estadual.

José Maria Piteira

sábado, 19 de junho de 2010

SERRA: "É PRECISO TER PRINCÍPIOS FIRMES"

Em primeiro lugar, é preciso ter princípios firmes, não substituir a ética permanente pela conveniência de momento. É vital ter e manifestar respeito à oposição, ao Judiciário, à imprensa e aos órgãos controladores. Exerci mandatos de deputado e senador durante onze anos. Todos os que conviveram comigo no Congresso sabem que minhas moedas de troca são o trabalho, a defesa de ideias e propostas, o empenho em persuadir os colegas de todos os partidos e regiões. O segredo está em três palavras: ouvir, argumentar, decidir. Há o mito de que emendas de deputado são sempre ruins. Não são. Na maioria das vezes, elas visam a resolver ou aliviar problemas reais que afligem as pessoas de sua região. Portanto, atender os deputados segundo critérios técnicos é atender seus eleitores. Outra coisa fundamentalmente diferente é distribuir verbas ou cargos em troca de votos. Isso eu nunca fiz e nunca farei" - José Serra, candidato do PSDB à Presidência da República, nas páginas amarelas da revista Veja desta semana, falando sobre sua experiência como prefeito governador na relação com o Poder Legislativo.

JURUTI VAI REALIZAR CONCURSO, MAS IMPEDE INSCRIÇÕES PELA INTERNET

A Prefeitura de Juruti, no Oeste do Pará, vai realizar concurso público para preencher 800 vagas para 64 cargos públicos, mandou publicar edital do certame na Internet (http://www.fadesp.org.br ), mas, estranhamente, proibiu inscrições de candidatos através da rede de computadores. Estas somente poderão ser presenciais. Por que?

Hoje, com a popularização da Internet, praticamente todos os concursos públicos são divulgados na Internet, permitem inscrições através de site da entidade organizadora dos eventos, permitem a impressão de boleto de pagamento e de cartões de confirmação de inscrição, divulgam gabaritos e resultados das provas, ... Por que a Prefeitura de Juruti não faz o mesmo? Não é estranho? Seria para impedir ou criar dificuldades para prováveis candidatos de outros municípios ou regiões? Não seria isso antidemocrático e ilegal? O que pode dizer o Ministério Público?

Os salários oferecidos variam de R$ 510 a R$ 6.780. As inscrições vão de 05 a 09 de julho, das 8h às 17h. Os valores são: R$ 30 (nível alfabetizado), R$ 40 (nível fundamental), R$ 50 (nível médio) e R$ 70 (nível superior).

As provas objetivas serão aplicadas no dia 22 de agosto de 2010, no turno da manhã, das 8 às 12h, para todos os cargos de nível alfabetizado e médio. E, no turno da tarde, das 14h30 às 18h30, para os cargos de nível fundamental e superior.


A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) será a organizadora do concurso. Mais informações, http://www.fadesp.org.br/

ANA JÚLIA NÃO FOI ENTREGAR MÁQUINAS EM MONTE ALEGRE

Frustração geral em Monte Alegre, no Oeste do Pará, hoje. A governadora Ana Júlia não foi fazer a entrega das tão propaladas máquinas, conforme prometido. Ela não foi e mandou o vice Odair Corrêa representá-la. A lamentação, lá, foi geral, pois uma "recepção" a ela estava pronta.

Na verdade, ela não tinha como chegar lá, e a razão para isso já seria suficientemente constrangedor: o aeroporto municipal, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Transporte (Setran), está interditado, desde o início de maio, por ordem da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Pra fazer a entrega das máquinas em nome do governo, Odair chegou à cidade em uma lancha, vindo de Santarém. E a equipe do governo ainda o obrigou a uma cena constrangedora: inauguração de uma placa, com letras microscópicas, na entrada da cidade, de obras do programa Luz para Todos, do governo federal, que nunca existiram.

Em Marituba, na região metropolitana de Belém, no dia 15 passado, em cerimônia de entregas das tais máquinas, a governadora foi efusiva e longamente vaiada. Em Cametá, o prefeito local recusou as máquinas. Afirmou que o município não precisava de "esmolas".

O que deveria ser uma estratégia bem sucedida de cooptação de prefeito e de captação ilegal de votos, próprio de períodos eleitorais, está virando um estorvo pra o póprio governo.

GENÉRICO DO VIAGRA SERÁ 35% MAIS BARATO

Com o fim da vigência da patente do Viagra, vem aí o genérico, que começa a ser produzido a partir da próxima segunda-feira

Brasileiros, teimosamente moles ou não, alegrai-vos!

Começa a ser produzido, a partir da próxima segunda-feira, o primeiro genérico do Viagra. A empresa farmacêutica nacional que sai na frente nesse segmento do mercado é a EMS, que conseguiu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produzir e vender a nova versão. Neste domingo, termina a vigência da patente que dava ao laboratório Pfizer o direito exclusivo de fabricação e venda do Viagra no Brasil - remédio usado para combater disfunção erétil.
E a EMS anunciou que a versão genérica será 35% mais barata e que será produzida com o mesmo princípio ativo do Viagra - o Citrato de Sildenafila.

A patente do Viagra termina depois de uma disputa judicial entre o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e a Pfizer. Os dois divergiam sobre o início da patente. Para o instituto, a patente terminava agora, mas o laboratório defendia a prorrogação até 7 de junho de 2011. Em 1990, a Pfizer requisitou a patente na Inglaterra, porém recuou e, um ano depois, fez novo pedido. No Brasil, a patente tem validade de 20 anos.

Mais barato, o produto vai popularizar o seu uso. Vai ser uma farra, para a felicidade geral!

VEM AÍ A NOVA PESQUISA CNI/IBOPE

No blog Coturno Noturno, hoje, com o título acima:


O Ibope acaba de registrar a sua tradicional pesquisa para verificar as intenções de voto à presidência, feita para a Confederação Nacional da Indústria, cujo levantamento de campo ocorrerá entre hoje e a próxima quarta-feira. Ouvirá 2002 brasileiros, a um custo de R$ 162.162,00. A CNI está pagando 35% mais caro do que a Rede Globo. A margem de erro será de 2%, com fiscalização de 20% dos questionários.

O Ibope, sem que o TSE mexa um dedo para fiscalizar, ainda não publicou a relação de municípios onde fez a sua última pesquisa para a Rede Globo (aquela do 37 x 37), em final de maio. Mas parece que os juízes eleitorais são seres tão superiores que não se preocupam com detalhes tão irrisórios, mesmo que tenham criado uma complexa legislação para fiscalizar as pesquisas eleitorais.

Para controlar o processo de registro e divulgação das pesquisas eleitorais, basta um estagiário ganhando R$ 600 mensais. Antes disso, no entanto, o TSE precisaria querer cumprir a lei, em vez de apenas fazer cumprir.

Fonte: www.coturnonoturno.blogspot.com

sexta-feira, 18 de junho de 2010

BLOG: ENQUETE PARA GOVERNADOR SE ENCERRA EM DOIS DIAS

Acaba neste final de semana o prazo para os leitores do blog manifestarem suas opiniões sobre o quadro eleitoral para o governo do Estado do Pará, nas eleições de outubro.

Por enquanto, o candidato do PMDB, Domingos Juvenil, tem a preferência para o governo do Estado (51%), seguido de Jatene (PSDB), com 31%, e Ana Júlia (PT), com 14%. O candidato do PSL, Luís Carlos Tremonte, tem apenas 2%.

Quanto à rejeição dos leitores aos mesmos prováveis candidatos, Ana Júlia é a campeã, com 69%. Em seguida vem Juvenil e Jatene, empatados (12%), e Tremonte, com a menor rejeição (6%).

Se você ainda não deu sua opinião, vá à barra lateral do blog e participe. O resultado final será divulgado no próximo domingo.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

ASSUNTO ENCERRADO: JUVENIL SERÁ CANDIDATO AO GOVERNO

Decisão unânime da reunião dos prefeitos do PMDB com a direção estadual do partido, hoje: todos vão trabalhar pela candidatura de Domingos Juvenil para o governo do Estado e de Jader Barbalho ao Senado.

Aos que pensavam que a decisão sobre Juvenil era "balão de ensaio, o prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, garantiu em seu twitter, há pouco: "Assunto encerrado!"

PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL PROMETE TIJOLO, CIMENTO E TELHA

Atenção, Ministério Público!

Cinco mil tijolos, 50 sacos de cimento e 5 mil telhas de cerâmica.

Essa foi a promessa feita por um pré-candidato do PT a deputado federal, ex-secretário e ainda muito influente no Governo Ana Júlia (PT), na segunda-feira passada, durante reunião com líderes comunitários da ilha de Outeiro. A distribuição do material, segundo o próprio, começa ainda neste mês.

E atenção: o kit de material de construção será dado a cada líder que assumiu, no ato, compromisso eleitoral com o pré-candidato. A lista de material solicitada era mais longa, claro, mas ele assumiu o compromisso apenas com os três itens.

Mestres de obra consultados avaliaram o custo de cada kit em R$ 4.550,00. Se essa compra de voto segue o mesmo padrão por todo o estado,... Minha nossa! É muito dinheiro! E donde vem tanto dinheiro? Somente o povo que acompanha o Círio da Nazinha sabe.

O blog recebeu a informação de pessoas que estiveram de corpo presente à reunião, pessoas que estão até mesmo dispostas a depor, se necessário. Gente que garantiu voto e compromisso de campanha, que vai recber o material, como forma de beneficiar suas comunidades, mas na hora de votar..., ó!

PETISTAS MARANHENSES RECORREM AO TSE CONTRA INTERVENÇÃO DO PT

Depois de greve de fome, dirigentes petistas do Maranhão recorreram ao TSE cotra intervenção antidemocrática do PT nacional

Filiados e dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão ajuizaram Mandado de Segurança, com pedido de liminar, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para anular resolução do diretório nacional do PT, editada no último dia 11 de junho, que decidiu pela aliança entre o partido e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) nas eleições majoritárias para o governo do estado em 2010, indicando Roseana Sarney como candidata, “contrariando o entendimento já firmado em anterior encontro partidário realizado no estado”.

Os filiados e dirigentes do PT alegam que participaram como delegados do encontro partidário que, anteriormente, deliberou pela coligação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), tendo como candidato a governador o deputado federal Flávio Dino. No pedido, eles afirmam que o órgão nacional de direção do PT “resolveu ignorar deliberação da instância regional e aprovar uma coligação estadual majoritária”.


Para ler mais, http://agencia.tse.gov.br/

MARANHÃO: PCdoB ARTICULA FRENTE AMPLA CONTRA ROSEANA SARNEY

Cinco dias depois de o PT ter decidido apoiar a reeleição da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), o PC do B resolveu dar o troco e vai tentar formar uma frente ampla de partidos contra a candidatura da peemedebista. A ideia é unir os partidos em torno do nome do deputado Flávio Dino, do PC do B, ou do ex-governador cassado Jackson Lago, do PDT. Ambos são pré-candidatos ao governo maranhense.

"Vamos juntar todas as forças que ficaram de fora da candidatura da Roseana em torno do nome do Flávio Dino ou então de Jackson Lago", afirmou, ontem, o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, momentos antes de a convenção nacional do partido ratificar o apoio à candidatura da petista Dilma Rousseff à Presidência da República. O PCdoB exige que a petista suba nos dois palanques que apoiam sua candidatura: no de Roseana e no de Dino.

"O PT nacional avaliou errado que ao retirar o apoio à minha candidatura que eu ia desistir", disse Flávio Dino. Na sexta-feira passada, o PT nacional enquadrou o PT do Maranhão, obrigando-o a apoiar a candidatura de Roseana Sarney. Em março, o PT do Maranhão havia deliberado aliar-se ao PC do B em torno da candidatura de Dino. "A Roseana ficou com a camisa do PT e eu fiquei com a militância petista", observou Dino.

Para ler mais, http://veja.abril.com.br/noticia/

EX-DELEGADO CONFIRMOU PROPOSTA DE ESPIONAGEM DE SERRA

Em depoimento à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional, o delegado aposentado da Polícia Federal Onézimo Sousa confirmou ter recebido um convite da coordenação da campanha de Dilma Rousseff para espionar o candidato tucano à Presidência, José Serra. A proposta teria sido feita pelo jornalista Luiz Lanzetta, responsável pela parte de comunicação do comitê petista, conforme noticiado por VEJA há duas semanas.

O ex-delegado afirmou também que documentou o encontro, do qual participaram o jornalista Amaury Ribeiro Júnior e o empresário Benedito de Oliveira Neto, inclusive com fotos. Há imagens dos integrantes do comitê entrando e saindo do restaurante onde ocorreu a reunião para criar o grupo de espionagem. Perguntado pelo senador Álvaro Dias (PSDB-PR) se teria gravado a conversa, Onézimo insinuou que sim: "Como profissional cauteloso eu pergunto: o que o senhor faria?". Em outro momento, afirmou: "Eu tenho a verdade". O delegado tem guardadas várias fotografias que comprovam o encontro dos espiões.

Onézimo Souza confirmou que receberia 1,6 milhão de reais pelo serviço, que incluiria espionar o deputado tucano Marcelo Itagiba (RJ) e integrantes do próprio PT, ligados ao grupo do vice-presidente da legenda Rui Falcão. O contato com Luiz Lanzetta, segundo o ex-delegado, foi feito pelo ex-sargento da Aeronáutica Idalberto Martins de Araújo, em nome do ex-prefeito de Belo Horizonte e coordenador da campanha de Dilma, Fernando Pimentel. Entretanto, Onézimo afirmou que em nenhum momento teve contato com Pimentel.

Para ler mais, http://veja.abril.com.br/noticia/