domingo, 31 de janeiro de 2010

JOSÉ DE ALENCAR COMENTOU

O juiz trabalhista e também blogueiro José Maria Quados de Alencar, sobre a postagem "Os metalúrgicos paraenses têm feito a diferença", enviou o seguinte comentário:


Obrigado pelo registro da parte que me tocou.

Fui advogado dos metalúrgicos por muitos anos.

No último ano que advoguei, 1995, fui contratado pelos dois lados - ALBRAS e metalúrgicos - para fazer a mediação e, se infrutífera, a arbitragem. Nesse ano o advogado já foi Jarbas Vasconcelos, atual Presidente da OAB. A mediação foi bem sucedida e não foi preciso a arbitragem.

Relembro o papel importante que jogava nessas negociações o Sérgio Gribel, que liderava o comitê negociador da ALBRAS, cujo talento e honradez excepcionais nos obrigava a fazer de cada rodada um exercício de constante aperfeiçoamento das técnidas de negociação. Nesse mesmo ano de 1995 tornei-me juiz e Gribel aposentou, tendo trabalhado para o Governo do Estado daí em diante.

Gribel, que se tornara grande amigo de todos nós, nos deixou ano passado, fato que registrei no Blog do Alencar.

Gribel merece uma homenagem póstuma da ALBRAS, quem sabe denominando o Horto onde muitas das negociações foram feitas.

31 de janeiro de 2010 15:13

ANISTIA INTERNACIONAL CONDENA REPRESSÃO NA VENEZUELA

A Anistia Internacional publicou nota condenando as ações do governo da Venezuela em reação às manifestações ocorridas no país e apelou por respeito à liberdade de expressão. Em comunicado divulgado no seu site em espanhol, a organização não governamental pediu ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, que tome providências contra supostos abusos atribuídos às autoridades policiais. Desde o fim de semana passado, várias manifestações são realizadas nas principais cidades do país.

Para a Anistia Internacional, o momento político na Venezuela é preocupante e indica a “deterioração da liberdade de expressão”. Para a organização, é essencial o respeito aos direitos dos cidadãos.

“As autoridades devem condenar inequivocamente esses abusos graves imediatamente e garantir que a polícia só venha a intervir para proteger a integridade da vida de todas as pessoas que pretendem exercer o seu direito legítimo à reunião”, diz a nota.

Dados preliminares indicam que houve pelo menos dois mortos e 11 feridos graves em decorrência das manifestações realizadas na Venezuela. Os manifestantes reagem à decisão do governo de suspender os sinais de transmissão de seis canais de televisão, incluindo a RCTV – uma das mais populares do país.


Fonte: Agência Brasil

INSTABILIDADE NA VENEZUELA PREOCUPA O BRASIL

A crise política, econômica e social na Venezuela é observada com preocupação e cautela pelos negociadores brasileiros. A orientação no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é para que todos os setores se preparem para ampliar o apoio ao país vizinho e assim evitar o agravamento das tensões. O objetivo é conter o risco de desagregação e desmantelamento das instituições no governo do presidente Hugo Chávez.

Analistas internacionais avaliam que, sob pressão, a tendência é de Chávez intensificar sua campanha anti-Estados Unidos na tentativa de reduzir o foco das atenções sobre os problemas internos da Venezuela e buscar responsáveis externos para a crise. Porém, o governo brasileiro evitará conflitos e oficialmente afirmará que as questões do presidente venezuelano são de ordem interna.


Fonte: Agência Brasil

APOSENTADORIA AOS GARIMPEIROS AUTÔNOMOS

A pedido da Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (Amot) e do Sindicato dos Mineradores do Oeste do Pará (Simioespa), o deputado federal Antônio Feijão (PSDB/AP) deverá apresentar proposta de emenda ao projeto de lei nº 5.227/2009, de autoria do deputado federal Cleber Verde (PAN/MA), buscando garantir aposetadoria a todos os garimpeiros.

O projeto do deputado maranhense acrescenta capítulos à Lei nº 11.685/2008, que criou o Estatuto do Garimpeiro, regulamentando a pensão vitalícia e a aposentadoria aos garimpeiros.

O problema é que o projeto não contempla o garimpeiro autônomo, que exerce sua atividade conforme definido no Capítulo II da Lei nº 11.685/2008. O artigo 1º do projeto de lei prevê que “Terá direito à aposentadoria o garimpeiro que exerce sua atividade com auxílio apenas de instrumentos manuais e estejam associados em cooperativas ou entidades de classe, sendo considerado para esse fim...".


No entendimento de Ivo Lubrinna e Sérgio Aquino, presidentes da Amot e do Simioespa, respectivamente, o texto "contempla apenas garimpeiros que já não mais exercem a atividade, pois tal tipo de garimpo praticamente não mais existe, e os que existem serão extintos por força da vigência da Lei da Lei 11.685, uma vez que o garimpeiro só pode exercer sua atividade com a cobertura de uma PLG (permissão de lavra garimpeira)", afirmam em documento enviado ao blog.

Ivo e Sérgio querem que o texto garanta que “Terá direito à aposentadoria o garimpeiro que exerce sua atividade como pessoa física e estejam associados em cooperativas ou entidades de classe ...”. Dessa forma, eles entendem que todos os garimpeiros autônomos - cerca de 95% daqueles que estão em garimpos em atividade - passariam a ter a aposentadoria garantida.

"TRANCA ESSE VELHO E MATA"

Octavio Pessôa Ferreira*

A chegada do navio "Princesa Leopoldina" deixou o porto de Parintins mais agitado.

Sucesso maior do que quando chegava o "Leopoldo Peres", o "Lobo D’Almada", o "Lauro Sodré" ou o "Augusto Montenegro", navios da chamada linha branca do Snapp, depois Enasa, que tiveram uma importância enorme para as cidades da calha do rio Amazonas. Só comparável aos famosos Itas - Itacoatiara, Itapajé, Itapé, Itaquicé e Itassucé -, da Companhia Nacional de Navegação Costeira, para os nativos das capitais litorâneas, no rumo do Rio de Janeiro, no início do século passado, fonte de inspiração de Dorival Caymmi na música “Peguei um Ita no Norte”, que depois inspirou nosso Nilson Chaves, em “Não peguei um Ita”.

O Princesa Leopoldina, como seus similares "Princesa Izabel" e "Rosa da Fonseca", era navio de porte maior e conduzia muitos turistas, especialmente gringos que iam até Manaus.

Para os alunos do colégio, a chegada do navio do Loyd Brasileiro era uma rara oportunidade de praticar o Inglês aprendido por gramática, com a irmã Maria do Carmo, puxando conversa ou dando alguma informação aos estrangeiros.

O Bené, grande figura, que fez esta trovinha pro colega Custódio “Custódio, amigo Custódio/ Que nome feio tens tu/ Teu nome termina com ódio/ E começa pelo ...”. Pois bem, o Bené levou seu pai, o velho Raul, prá conhecer o navio. Já estávamos todos, como diziam os locutores de antigamente, devidamente amesendados. Nativos e gringos compartilhando o bar, com o possível diálogo estabelecido. De repente um gringo, que mais parecia um orangotango, pede ao Bené:

- Give-me the sugar, please.

O Bené passa-lhe o açúcar, todo feliz por ter entendido. O velho Raul, que estava sentado em frente ao gringo, olhou por baixo dos óculos e deu uma tufada nos lábios, seu cacoete quando ficava nervoso. O gringo encara seu Raul, antes de responder ao Bené.

- Tank you very much.

Vermelho que nem um tomate, velho Raul desce do banco alto, tira os tamancos e sai como um azougue pelos corredores do navio. Desce as escadarias e a prancha que ligava o navio ao trapiche, como um bólido, indo cair lá junto do galpão, tremendo que nem vara verde. Até desmaiar.

Bené interrompeu a gostosa Budwaiser que degustava, já de olho numa gringuinha branquela, de olhos azuis, perna fina e bunda seca. Saiu atrás do velho.

Uma roda de gente já circundava velho Raul. Dona Bereca, esposa do Santana, administrador do porto, não parava de abanar o pobre coitado, que aos poucos foi retornando. A velha senhora deu-lhe logo uma cuia de carimã, que ele sorveu de uma só golada. Bené perguntou-lhe, então, com toda calma, o que o assustara tanto. Ele baixou a vista, meio encabulado e respondeu:

- Ara...Antão tu num viste o que aquele gringo falou? “Tranca esse velho e mata!”

* Jornalista, advogado e auditor federal de controle externo. O blog passa a publicar, semanalmente, crônicas do autor.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SAI A LICENÇA AMBIENTAL PARA BELO MONTE


O Globo on line acaba de informar que fontes ligadas ao Palácio do Planalto informaram, nesta sexta-feira, que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou, hoje, a licença ambiental para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A Usina de Belo Monte será construída no rio Xingu, no estado do Pará, e terá capacidade para gerar mais de 11,2 mil megawatts de energia elétrica.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, Belo Monte será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, ficando atrás apenas da chinesa Três Gargantas, que tem capacidade de gerar 22.400 megawatts, e de Itaipu, que fica na fronteira entre Brasil e Paraguai e que tem capacidade para 14 mil megawatts.


PS:
Confirmada a notícia, a emissão de autorização ambiental ao AHE Belo Monte é, sem dúvida, uma grande conquista àqueles que defendem o projeto.

Por telefone, há pouco, o coordenador do Fórum Belo Monte Já!, Raimundo Nonato Brito, vibrou com a notícia.

"Finalmente, vamos poder tirar o projeto desse encalhe em que foi deixado por entidades e pessoas que não estão preocupados com o desenvolvimento do Estado e com o bem estar da nossa população", comemorou.

Também o presidente da Federação Interestadual dos Metalúrgicos da Região Norte (Fitimn), Súlivan Santa Brígida, animou-se com a notícia. "Temos a possibilidade real de instalação de projetos econômicos importantes no Pará, como aqueles que visam a verticalização do setor mínero-metalúrgico, mas que enfrentam problemas com a pouca disponibilidade de energia elétrica como insumo. Belo Monte será a nossa redenção", afirmou.

ANALFABETISMO AMEAÇA DESENVOLVIMENTO DO BRASIL

O alto índice de analfabetismo no Brasil, que atualmente está em 9,8%, foi fortemente criticado durante debate no Fórum Social Mundial Temático da Bahia, que teve início nesta sexta-feira. "Não importa se o Brasil vai ser a quinta economia do mundo. Se ele mantiver um índice de quase 10% de analfabetos como tem hoje, ele será um fracasso. Esse índice de analfabetismo é um fracasso do ponto de vista do desenvolvimento", afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), professor Roberto Franklin Leão.

O professor questionou o modelo pedagógico adotado pelo Ministério da Educação e pelas secretarias estaduais de educação, a falta de infraestrutura das escolas e os baixos salários dos professores.

"Nós conseguimos aprovar no Congresso um piso nacional para os trabalhadores da educação e assim que o presidente sancionou, os três Estados mais ricos do país - São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul - começaram a se movimentar contra. Não é porque eles não possam pagar e, sim, porque fizeram uma opção política de estimular a disputa nas escolas e não os bons salários", completou.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, ressaltou os avanços sociais alcançados nos últimos dez anos, desde o primeiro Fórum Social Mundial. Mas, segundo ele, ainda há muito o que ser feito na educação.


Fonte: Agência Brasil.

SUSPENSA LICITAÇÃO DA FLONA SARACÁ-TAQUERA

O juiz federal Francisco de Assis Garcês Castro Júnior, que atua em Santarém, suspendeu, ontem, a licitação para exploração econômica da Floresta Nacional (Flona) Saracá-Taquera, localizada nos municípios de Faro, Terra Santa e Oriximiná, no oeste do Pará. A suspensão só será cancelada se a União fizer a identificação e delimitação dos territórios das famílias quilombolas e ribeirinhas que ocupam a região e se o plano de manejo da floresta for revisto para respeitar as áreas de todas as comunidades.

Caso não cumpra a determinação judicial, o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Antônio Carlos Hummel, terá que pagar multa diária de R$ 50 mil. Até ontem, Hummel não havia sido notificado da decisão.


A suspensão do processo de concessão da exploração florestal foi pedida pelo Ministério Público Federal (MPF), em novembro, através do procurador Marcel Brugnera Mesquita. Na ação, o MPF informou à Justiça que a licitação foi iniciada sem que o território quilombola tivesse sido identificado e delimitado pelo órgão responsável, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O MPF também identificou irregularidades no plano de manejo florestal. O plano atinge pontos de extração de bauxita, atualmente explorada pela Mineração Rio do Norte S.A., e não inclui comunidades ribeirinhas. “Além das comunidades quilombolas, que residem às margens do rio Trombetas, existem comunidades nas áreas norte, leste e sul da Flona, com mais de 30 anos de residência no local”, alertou o procurador da República.

Fonte: Ascom PR/PA

DOMINGO SOLIDÁRIO NO MUSEU GOELDI

No próximo domingo, 31 de janeiro, quem for ao Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (Mpeg), em Belém, vai praticar uma boa ação, além de garantir o lazer do fim de semana. Toda a bilheteria arrecada nesse dia será revertida à Cruz Vermelha Brasileira - Filial Pará.

A parceria com o Museu Goeldi existe há mais de 20 anos e busca apoiar projetos e obras sociais que a Cruz Vermelha desenvolve junto a comunidades e escolas públicas. Além disso, o dinheiro ainda auxilia na capacitação dos voluntarios da entidade.

O Domingo Solidário no Museu Goeldi vai acontecer no horário de 9 às 17 horas. O ingresso terá preço de R$ 2,00, com meia entrada para estudantes.


Para maiores Informações, ligue: (91)3249-8923 (MPEG) ou (91)8125-7546 e 3226-2556 (Cruz Vermelha).

Fonte: Agência Museu Goeldi

ANO ELEITORAL FAZ GOVERNO MUDAR DISCURSO

O que não faz um calendário eleitoral!

Ontem, o ministro da Justiça, Tarso Genro, virtual cndidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, considerou legal a "Operação Laranja", da Polícia Civil de São Paulo, que resultou na prisão de líderes do MST acusados de destruir uma fazenda da empresa Cutrale, no interior do Estado de São Paulo, em outubro do ano passado.

Na época do incidente, o próprio Tarso Gento foi um dos primeiros membros do governo Lula a sair em defesa dos vândalos do MST. O ministro Guilherme Cassel, da pasta do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi outro ardoroso defensor dos bárbaros ensandecidos.

Ontem, Tarso disse não conhecer o inquérito e afirmou não saber se houve excessos por parte das autoridades envolvidas nas investigações. Ressaltou, porém, que considerar que a iniciativa foi feita dentro da lei não implica avaliar se os acusados são culpados ou inocentes, nem fazer nenhum juízo de valor sobre as mobilizações sociais em favor da reforma agrária.

Como se vê, opiniões que mudam ao sabor do calendário eleitoral. Como o MST acabou vítima de suas próprias ações criminosas - financiadas pelo governo Lula, é bom que não se esqueça - é conveniente agora afastar-se dele e seus líderes tresloucados.

ENEM: PROVA DA MEDIOCRIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2009, confirmou o que muitos educadores já afirmam há anos: o ensino público brasileiro está à beira da falência, faltando pouco para cair no abismo. Os mais radicais afirmam que a atual geração de estudantes brasileiros está perdida, tamanha é a qualidade precária do nosso ensino público.

Veja apenas dois dados do último Enem:

* Quase metade dos 2,6 milhões de alunos que prestaram o exame teve notas inferiores aos 500 pontos estabelecidos como média pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, em todas as quatro áreas avaliadas;
* Em matemática, a prova considerada mais difícil, 57,7% dos candidatos ficaram abaixo da média.

A escala apresentada pelo Inep atribuiu ao resultado obtido pelos estudantes que ficaram no meio - a nota 500 - apenas daqueles que concluíram o ensino médio em 2009. Quanto mais além de 500 melhor a situação do aluno. Acima de 800 pontos, informou o presidente do Inep, José Soares Neto, apenas uma minoria. Da mesma forma, quanto mais baixo pior.


E os nossos educadores dizem o que desses resultados?

IPEA DISPONIBILIZA MAPA SOCIOECONÔMICO DE MUNICÍPIOS

Já está disponibilizado para todo cidadão, por intermédio do site www.ipea.gov.br , o mapa socioeconômico de todos os municípios brasileiros, uma nova ferramenta lançada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que agrega, em imagens de satélites, dados de diversos ministérios, institutos, agências reguladoras e organismos internacionais.

Ao clicar no município, a pessoa tem acesso a dados relativos à população, saúde, educação, aeroportos, pobreza, rodovias, infraestrutura, território e Produto Interno Bruto de cada município, com origem em órgãos como Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), ministérios, agências reguladoras, organismos internacionais.

“O que estamos lançando é apenas uma primeira camada, que será ampliada à medida que forem surgindo as demandas”, explica o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Erivelton Pires Guedes, que é responsável pela ferramenta. “Portanto, novos indicadores poderão ser incorporados à ferramenta, a fim de buscar mais indicadores sobre cada município do país”.

Segundo Guedes, é possível também incluir informações sobre fornecedores de produtos e serviços, de forma a ajudar prefeitos a melhor gerir seus gastos.


Fonte: www.diariodopara.com.br

GOVERNADORA ENTREGOU 176 CASAS, MAS É MUITO POUCO

A governadora Ana Júlia Carepa entregou à população de Castanhal, ontem, o conjunto habitacional Maria Bibiana Rodrigues, com 176 unidades, no bairro de Jaderlândia, em comemoração aos 78 anos do município. O conjunto foi construído com verbas do PAC, pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), e irá beneficiar famílias do próprio bairro, especialmente as que viviam em habitações precárias às proximidades do igarapé Pitimandeua e sofriam com as enchentes no período chuvoso.

A entrega das menos de 176 unidades ainda é pouco, muito pouco - fração, na verdade - diante da promessa feita pela governdora, no dia 10 de janeiro: construir 100 mil moradias até o final de 2011.


No ano passado, o resultado foi pífio (17 mil habitações em todo o Estado, segundo os dados oficiais) e a projeção para este ano é ainda-mais-do-que-pífia (outras 3 mil ). Na soma dos dois anos, 20 mil unidades - projeção, não esqueça, apenas projeção -, estimadas em R$ 163,940 milhões, também segundo as fontes oficiais.

Como, então, chegar às 100 mil moradias até o final de 2011?

Apesar de mais parecer uma promessa eleitoreira, não custa anotar e cobrar.

Cobrar? Como, se o governo dela acaba já no final deste ano? O atual oelo menos, que fique bem claro.

BOLSA AUXÍLIO ACADÊMICO

A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (PROEX/UFPA) chama atenção dos alunos de cursos de graduação integral ouintervalar para que fiquem atentos ao lançamento do Edital da Bolsa Auxílio Acadêmico, no valor de R$ 700,00.

O público a que se destina a seleção são alunos que moram em cidades do interior e assistem a aulas nos períodos de janeiro-fevereiro e julho-agosto em outras cidades que não as suas de origens. O edital já está publicado no site da PROEX (http://proex.ufpa.br/). O último edital contemplou mais de 200 alunos que, atualmente, cursam o período intervalar de janeiro-fevereiro.

De acordo com o diretor de Assistência Estudantil, professor José Maia, as inscrições deverão ser abertas propositalmente em fevereiro, quando os alunos dos cursos intervalares ainda estão em período de aulas e, por isso, há maior facilidade de providenciar os documentos a serem entregues na coordenação dos campi que frequentam.

Para mais informações, acesse http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=76902

NOVOS JORNALISTAS NA AMAZÔNIA

A primeira turma de jornalistas formada no interior da Amazônia, em Santarem.

Foi ontem, às 19h, no Barrudada Hotel, a outorga de grau aos 21 bacharéis em Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo, integrantes da primeira turma formada pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes). A programação será concluída no próximo dia 5 de fevereiro, com o baile de formatura, no Iate Clube de Santarém. É a primeira turma de Jornalismo formada no interior da Amazônia.

O curso que está entre os melhores da região Norte do Brasil, segundo a Revista Imprensa, e teve início, no primeiro semestre de 2006, com uma turma de 62 calouros.

Mais uma vez, parabéns pela bela conquista. E muito sucesso profissional a todos - aliás, muitos já são profissionais há muitos anos. E dos bons!

SERVIDORES DA SEMA CRUZAM OS BRAÇOS

Depois dos servidores do IBAMA no Pará, na quarta-feira passada, agora são Servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) que resolveram cruzar os braços, desde a manhã de ontem, em protesto contra as péssimas condições de trabalho e para cobrar o pagamento de gratificação que reivindicam há dois anos.

Segundo Júlio Meyer, presidente da Associação dos Servidores da Sema, os funcionários tentam, há três meses, falar com o secretário Aníbal Picanço para saber de um posicionamento sobre suas reivindicações, mas não são recebido. “Por conta disso, decidimos parar tudo e vamos continuar parados enquanto ele não nos receber”, disse.

A paralisação é por tempo indeterminado. Segundo o comando do moviment, ninguém entra e ninguém sai do prédio do órgão, em Belém.

Fonte: www.diariodopara.com.br

HOJE, UFPA LIBERA LISTA DE APROVADOS PARA TERCEIRA ETAPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) deve liberar, ainda hoje, a relação com os nomes dos candidatos aptos para a terceira fase do vestibular, que será realizado no dia 11 de fevereiro.

Candidatos que se inscreveram optando pelo sistema de cotas devem comparecer, a partir do próximo dia 1º, à universidade levando documentos que comprovem a participação no sistema, como o histórico escolar emitido por instituição pública de ensino.

Hoje, também, deverá ser divulgada a relação dos candidatos indígenas aptos à terceira fase. Para verificar se seu nome consta na relação, o candidato deve acessar o site da instituição www.ceps.ufpa.br. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, até o início da noite de ontem, a banca realizava a correção verificando o sistema de corte, que deixará a concorrência de três candidatos por vaga em cada curso.


Fonte: www.diariodopara.com.br

PT: 30º ANIVERSÁRIO ENVOLTO EM CRISE PROFUNDA

DS e PT pra Valer: tendências do PT envoltas em divergência figadal. Puty e deputada ten Caten na linha de frente do fogo cruzado - fogo "amigo".


O PT do Pará vai comemorar os 30 anos no próximo domingo em meio a festas e uma crise interna entre as tendências “Democracia Socialista” (DS), capitaneada pela governadora Ana Júlia Carepa, e “PT Pra Valer”, que tem entre as lideranças o secretário de Estado de Transporte Valdir Ganzer e a deputada estadual Bernadete ten Caten, além do deputado federal Zé Geraldo e do líder do governo na Assembleia Legislativa do Pará, Airton Faleiro.

No centro do imbróglio está o possível avanço do chefe da Casa Civil, secretário Cláudio Puty, sobre a seara eleitoral de Bernadete, que tem base em Marabá. A estratégia de Puty teria sido, segundo fontes do “PT Pra Valer”, de cooptar o atual superintendente do Incra em Marabá, Raimundo Oliveira, até então aliado da deputada, para ser candidato à Assembleia Legislativa, o que poderia ameaçar a reeleição de Bernadete, já que os dois disputariam votos junto ao mesmo eleitorado.

A crise envolve também a nomeação do próximo superintendente do Incra em Marabá. Oliveira deixará o cargo para se dedicar à campanha.

Indagado sobre a briga, Zé Geraldo confirmou as informações divulgadas ontem na coluna Repórter Diário. “Na divisão de espaços, a superintendência do Inca de Marabá pertence a uma força interna”, explicou Geraldo, que coordena o “PT Pra Valer” no Pará. Ele lembrou que Bernadete é ex-superintende do Instituto em Marabá e foi responsável pela indicação do atual titular do cargo. “Nos últimos dias de dezembro, começamos a ouvir informações sobre a intenção do Raimundo de disputar a vaga na AL”, contou, confirmando que “naturalmente” um novo nome em disputa geraria uma concorrência com a deputada. A gota d’água foi uma reunião, realizada no último dia 22, entre a governadora, o superintende do Incra, 17 prefeitos da região e o chefe da Casa Civil. Bernadete e Geraldo, com grande atuação na região, não teriam sido nem informados.

Irritada, a deputada enviou carta à direção nacional da DS e ao PT do Pará. A carta não foi divulgada, mas uma fonte confirmou que, nela, ten Caten, ameaça bater chapa com Ana Júlia Carepa na convenção petista quando será referendada a candidatura da governadora à reeleição. “A Bernadete foi a deputada mais votada da região e não foi chamada (para a reunião). As informações que chegaram a ela é de que foi fechado o apoio para a candidatura do Raimundo”, contou Geraldo. Segundo ele, a reação de Bernadete é uma tentativa de separar a política do Incra na região do processo eleitoral. “Houve uma reação interna sobre a forma como o governo está agindo com relação ao mandato da deputada”.

O caso foi levado ao ministro da reforma Agrária, Guilherme Cassel, que é uma das lideranças nacionais da DS e terá grande peso na escolha do novo superintendente do Incra. Zé Geraldo conversou também com o presidente nacional do Incra, Rolf Hachbart. Apesar de não esconder o desconforto, o deputado, que também conversou com a governadora Ana Júlia e com Puty, disse acreditar numa solução para o impasse até a próxima segunda-feira. Ele admitiu, contudo, que a esta altura é difícil chegar a um nome de consenso.

Ocupado com os preparativos para a festa de 30 anos do PT, o presidente da legenda no Estado, João Batista, tentou minimizar a crise interna. “Isso (a disputa) faz parte da vida do PT”. Batista demonstrou, contudo, apoio a Bernadete e, sem citar Puty, afirmou que sempre que surge uma nova liderança é natural haver disputa por espaços, mas recomendou que esses novos nomes avancem sobre a seara dos adversários e não sobre as bases de lideranças petistas já consolidadas ou mesmo sobre o eleitorado dos aliados. “O PT é um partido onde é proibido proibir e ninguém manda em ninguém, mas quando uma liderança entra numa base mais consolidada gera conflito. O ideal é que avancem para os terrenos dos adversários e não em direção a nossas lideranças já consolidadas”.



Encontro não teve teor eleitoral, diz Puty

Cláudio Puty garante que a reunião no Palácio dos Despachos foi tratada “institucionalmente”. O encontro, disse ele, foi convocado pelo Incra, que tem feito discussões em todas as regiões sobre os convênios do Instituto com os governos estaduais. O secretário contou ter conversado com pessoas do Incra responsáveis pelo cerimonial, quando teria constatado que deputados foram convidados, mas não soube dizer o motivo da ausência de Bernadete ten Caten.

“Se a carta existe, mandaram para o endereço errado. Não é a governadora quem nomeia (o superintende do Incra), nem a DS”. A presença na reunião, explicou Puty, se deu por causa de suas funções como chefe da Casa Civil. “Tenho obrigação de receber as pessoas”, afirmou, ressaltando que outras pessoas que poderão vir a ser candidatas e têm cargos no governo “vão cumprir até aquela data (para se desincompatibilizar) suas funções institucionais”. “Se for candidato, vou sair no prazo legal. Se não for, a gente avalia depois”.

Puty disse não ver “nem um pouco” de conflito entre as funções na Casa Civil e a condição de pré-candidato e disse não se sentir pressionado a deixar a cadeira de secretário, apesar dos boatos de que lideranças petistas teriam pedido a saída dele do governo. “Essa (a saída de Puty) é uma questão central para nós”, disse uma fonte do PT, para quem a mudança facilitaria a relação do governo com a legenda e com os demais aliados. Segundo essa fonte, contudo, a ideia é convencer o grupo da governadora a fazer a mudança “para que a saída se dê sem traumas”.

“Tenho que prestar contas à governadora”, retrucou o secretário que, demonstrando tranquilidade, afirmou que a crise DS versus “PT pra Valer” “não está na pauta de preocupações” de Ana Júlia.

A deputada Bernadete que, por causa do sistema de rodízio, assume na próxima semana a liderança do PT na Assembleia, não quis se manifestar.



Fonte: www.diariodopara.com.br

VANESSA VASCONCELOS TROCANDO DE IDADE

Vanessa Vasconcelos com crianças atendidas por projetos sociais por ela incentivados.


Vereadora de Belém, Vanesssa Vasconcelos (PMDB) está de aniversário, hoje, completando, não se sabe com certeza, alguma coisa acima dos 30, ainda que pareça menos.

Já no segundo mandato, Vanessa se destaca, além do trabalho legislativo, por projetos sociais que desenvolve em bairros da cidade em em ilhas do município, em parceria com a Associação Integra Belém e outros colaboradores.

O Viver, atendeu, no ano passado, 120 mulheres da terceira idade, com atividades ocupacionais, terapêuticas e socioeducativas. O Tribos Urbanas, no bairro do Curió-Utinga, deu atendimento com atividades esportivas e acompanhamento escolar para 129 crianças. Já o Integração ofereceu capacitação profissional para mais de 300 mulheres de bairros carentes da cidade.

A ela, o carinho de seus familiares e amigos. Parabéns e muita saúde!

O editor do blog se orgulha de fazer parte de sua relação de amigos.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

MARINA QUER PRESIDENTE DA NATURA COMO VICE

Marina Silva e Guilherme Leal: composição desejada pelo PV. (Foto: Agência Estado)


A senadora Marina Silva, pré-candidata à presidência da República pelo PV, quer o empresário Guilherme Leal, co-presidente do Conselho de Administração da Natura, recentemente filiado ao partido, para ser o vic na chapa do partido que vai disputar a presidência da República nas eleições de outubro.

A declaração foi feita, hoje, em Porto Alegre, minutos antes de encontro com empresários gaúchos na sede da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul).

"Eu fiz questão que ele se filiasse em tempo hábil pelo fato da contribuição, do ponto de vista político e social, como empresário que tem trabalhado a questão da sustentabilidade". A senadora deixou claro que essa vontade também é do partido.

"A pré-candidatura do PV é um processo político que precisa ser amadurecido", disse Leal, que acompanhou Marina no encontro com empresários gaúchos.

Fonte: Agência Estado

DIÁRIO DO PARÁ LANÇA PRÊMIO NACIONAL DE FOTOGRAFIA

A iniciativa do Diário do Pará/RBA pretende incentivar e premiar a fotografia paraense. (Foto: Divulgação Diário do Pará)

O jornal Diário do Pará, do Grupo Rede Amazônia de Comunicação (RBA), lança, hoje, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, uma iniciativa inédita no Estado, nos moldes dos grandes salões de arte do Brasil.

A ideia é popularizar a fotografia feita no Pará. "Temos grandes talentos reconhecidos nacional e internacionalmente, e precisamos tornar este trabalho mais acessível, permitir que os paraenses também apreciem esta arte”, diz Camilo Centeno, diretor geral do Grupo RBA.

“O Prêmio Diário Contemporâneo, assim como o Festival de Música Popular Paraense e os projetos Giro Cultural e Orgulho do Pará, convergem para o mesmo objetivo: a valorização dos talentos e da cultura da terra, a melhoria da auto-estima do nosso povo”, completou o diretor do grupo.


A programação – inteiramente gratuita - se estende até o mês de abril, com exposição, ciclos de palestras e encontros com artistas. O projeto inclui, ainda, oficinas com três dos grandes nomes da fotografia no Pará: Luiz Braga, Dirceu Maués e Miguel Chikaoka.

As inscrições serão realizadas no período de 8/02 a 20/03.

Para mais informações, acesse

VENEZUELA: ESTUDANTES CONTINUAM NAS RUAS

Os universitários venezuelanos continuam determinados a intensificar a onda de protestos em todo país em repúdio às medidas autoritárias do bufão bolivariano Hugo Chaves. Eles acusam o governo de limitar a liberdade de expressão e promover a censura nos meios de comunicação.Os protestos foram motivados pela decisão oficial de suspender os sinais de transmissão de seis canais de televisão.

Eles iniciaram o dia de hoje concentrados na principal praça de Caracas – Plaza Brión de Chacayto. A estratégia deles é promover manifestações-relâmpago nas principais cidades da Venezuela.

Pelos dados oficiais, duas pessoas morreram e 11 ficaram feridas. Na manhã de hoje, os estudantes foram às ruas para denunciar agressões das autoridades de segurança contra eles durante as manifestações anteriores. Há acusações de uso de violência e barras de ferro para conter os protestos. Os protestos ocorrem no momento em que o vice-presidente, ministros e até o presidente do Banco Central renunciam aos cargos.

Já vimos esse filme antes aqui no Brasil, quando os caras-pintadas foram às ruas para clamar pelo impeachment de Fernando Collor, em 1992. Aqui deu certo. Tomara que lá também a vontade propular prevaleça.

Fora, bufão!

Fonte: Agência Brasil e redação do blog

3000º VISITANTE

O blog recebeu, por volta das 11h40 de hoje, a visita de número 3000, desde que começou a registrá-las, a partir do dia 1º de janeiro passado. A média é de 111 visitas ao dia.

O blog foi criado em feveiro do ano passado, mas não registrou nenhum dos acessos, por puro desconhecimento do editor em como incluir um contador de visitas. Acreditem: ainda sou um neófito em Internet, conhecendo apenas o essencial, mas disposto a vencer fronteiras.

O número é modesto, muito modesto, em comparação a outros que já estão há mais tempo na estrada, mas não é desprezível.

O editor agradece a atenção e o carinho dos seus visitantes e leitores. Mandem críticas e sugestões.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO

Várias manifestações pela primeira Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, que inicia hoje, serão realizadas por entidades que fazem parte da Frente Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Em 2009, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou 3.386 trabalhadores em condições degradantes em todo o país. No Pará, o número total chegou a 326. O Estado foi sexto colocado no ranking do ano passado. O Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo é celebrado hoje.

Os atos pretendem destacar a necessidade de aprovação da PEC 438/01, que prevê expropriação de terras onde esteja comprovada a prática, por meio de coleta de assinaturas junto à população.


Segundo o senador José Nery PSol-PA, que é presidente da Subcomissaão de Combate ao Trabalho Escravo no Senado, a matéria precisa ser votada em segundo turno pela Câmara dos Deputados, até o final do primeiro semestre. “Depois começa o período eleitoral e a situação pode ficar ainda mais difícil”, alerta. Além dessa questão, a PEC ainda enfrenta forte pressão da bancada ruralista.

Em Belém, um ato político e cultural será realizado na Praça da República, no dia 31 de janeiro, próximo domingo, para coletar assinaturas em favor da PEC 438/01 e com show de artistas locais.

Fonte: www.diariodopara.com.br

POEMA REALIZA DEBATE SOBRE CLIMA E O FUTURO DA TERRA, AMANHÃ

Depois do Fórum Social Mundial (FSM) 2009 e da Conferência de Copenhague, o Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (POEMA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizará um evento que busca intensificar o debate político e científico sobre questões pertinentes relacionadas às soluções que podem ser tomadas em prol do futuro de nosso planeta.

O evento se chamará "Do Fórum Social Mundial à Conferência Climática de Copenhague: o futuro do Planeta Terra no Século XXI", que vai acontecer no Auditório do POEMA (Campus Universitário do Guamá, Setor Profissional, Casa do POEMA), amanhã, às 9 horas.

“A universidade, enquanto formadora de opinião, deve intervir na discussão sobre o clima, principalmente a UFPA, como uma instituição de excelência na Amazônia, posto que vivencia, in loco, a importância da região na discussão climática”, disse o coordenador do POEMA, prof. Thomas Adalbert Mitschein. Ele será o mediandor da discussão, para a qual foram convidadas autoridades do contexto acadêmico e político.

A entrada é franca.

Fonte: www.diariodopara.com.br

TREMONTE É PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO

Luis Carlos Tremonte garante que vai disputar o governo do Estado.

O empresário Luis Carlos Tremonte, com presença marcante no setor madeireiro do Pará, é pré-candidato ao governo do Estado nas eleições de outubro.

Seu partido, o Social Liberal (PSL), enviou expedientes à governadora Ana Júlia Carepa (PT) e ao prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), devolvendo qualquer cargo que o então presidente do PSL no Pará, ex-deputado Antenor Bararu, tenha negociado nos últimos anos. Ou seja, é mais um partido fora da futura aliança eleitoral em construção pelo PT.

Com a decisão tomada, Tremonte trabalha na costura de uma aliança eleitoral que dê maior sivibilidade à futura candidatura. Ele também já está montando sua equipe de trabalho.

Tremonte garante que não vai entra na disputa para brincar ou marcar posição. Já contratou para coordenar o seu marketing político uma pessoa que trabalhou muito tempo com o Duda Mendonça e participou da campanha de Barak Obama.

ÔNIBUS: PROPRIETÁRIOS QUEREM TARIFA A R$ 1,97

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) quer reajustar o preço das passagens urbanas de transportes coletivos para R$ 1,97. O reajuste, se aprovado pelo Conselho Municipal de Transportes, vai representar uma mordida de 16% nos gastos dos usuários com transporte.

O valor de R$ 1,97 é o pleito dos empresários de ônibus. A planilha elaborada pela CTBel justifica um reajuste de 11,76%, elevando a tarifa para R$ 1,90.

A reunião que vai discutir o valor da nova tarifa será na próxima segunda-feira. A tarifa aprovada será enviado ao prefeito para homologação.

Segundo análise do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socio-econômicos (Dieese), que faz parte do Conselho, a tarifa cobrada em Belém é uma das menores do país, mas o serviço coletivo urbano prestado é um dos piores.


Fonte: Redação do blog com informações do www.diariodopara.com.br

PT-PMDB: ÁGUAS DE MARÇO BUSCAM CONCILIAÇÃO

Em março, as águas da divergência entre PT e PMDB levarão Lula e Dilma aos estados onde as alianças entre os dois partidos se apresentam impossíveis. No caso de resistência ou desobediência ao centralismo democrático, Lula ameaça com intervenção.

A terra de Tancredo Neves, o segundo maior colégio eleitoral do País, deve ser o primeiro Estado a ser visitado. Lá, a briga é entre o ministro Hélio Costa (PMDB) e os petistas: Patrus Ananias e Fernando Pimentel. As próximas paradas de Lula e Dilma serão nos estados do Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde as disputas são mais dramáticas e há pouca esperança de acordo.

As disputas no Pará e na Bahia são inconciliáveis, na avaliação do governo.O das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esteve em Belém, no final de semana passado, onde conversou com Jader Barbalho (PDMB) e a governadora Ana Júlia Carepa (PT). Saiu daqui frustrado.

"Em alguns lugares não podemos nos iludir", admitiu Ricardo Berzoini, presidente nacional do PT.

Fonte: Redação do blog, com informações do portal Terra

INCENTIVO À CORRUPÇÃO

Lula toma decisão que estimula a corrupção e mais irregularidades em obras da Patrobrs.

Mau exemplo!

O presidente Lula, contrariando o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Congresso nacional, autorizou o repasse de mais recursos públicos para quatro obras da Petrobras que estão paralisadas por suspeita de irregularidades.

São elas: obras na Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, de modernização da Refinaria Getúlio Vargas, no Paraná; no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e na construção do Terminal de Barra do Riacho, no Espírito Santo.

Quando votou o orçamento, o Congresso decidiu que as obras não seriam totalmente paralisadas,que seriam suspensos apenas os contratos com irregularidades. Mas Lula ignorou a orientação do TCU e a decisão do Congresso Nacional.

A justificativa do governo é manter 25 mil empregos e evitar um prejuízo de R$ 268 milhões por mês. Na verdade, a principal justificativa é eleitoral: não é recomendável paralisar obras de tal porte em ano eleitoral, o que certamente prejudicaria a campanha de Dilma Roussef e candidatos estaduais do PT e aliados do governo naqueles estados.

“O presidente da República está atendendo um apelo dos governadores e dos parlamentares, dos empresários e dos trabalhadores em relação a isso”, disse à imprensa o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, com evidente cinismo estampado no rosto.

“O Tribunal de Contas age corretamente e o governo passa sobre o Tribunal de Contas e o Congresso Nacional para consagrar a imoralidade na administração pública”, afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).

Mais um mau exemplo a incentivar a corrupção e a impunidade.

MST (RE)DESMASCARADO

Todos já sabiam que o MST tinha, até um passado recente, como seu objetivo principal a reforma agrária, que adotou as invasões de propriedades como principal estratégia para esse fim, que, no governo Lula, passou a receber milhões e milhões de reais dos cofres públicos através de entidades testa de ferro.

Mas, nos últimos tempos, desde que adotou abertamente a delinquência, o MST acumula uma série de acusações, inclusive de assassinato, mas se esconde atrás do escudo de "movimento social". Um dos mais escandalosos foi a invasão de uma fazenda da Cutrale, no interior de São Paulo, em outubro do ano passado, por 250 famílias arregimentadas pelo MST.

Confirmando o que já se dizia antes, inclusive neste blog, a Polícia Civil de São Paulo divulgou, ontem, imagens gravadas momentos antes daquela invasão, na quais um dos líderes do movimento orienta os militantes a simplesmente causar prejuízos à empresa. E foi o que aconteceu: puro vandalismo. As imagens foram fartamente divulgadas pela redes de TV.

Foram 12 mil pés de laranjeiras destruídos, roubo de toneladas de adubos e fertilizantes, de peças de caminhões, tratores e outras máquinas, vários deles totalmente destruídos. O prejuízo foi superior a R$ 1,3 milhão

Anteontem, a polícia fez as primeirs prisões dos responsáveis pela invasão, entre eles, o ex-prefeito da cidade de Iaras, Edilson Granjeiro Xavier, presidente municipal do PT, e a mulher de Miguel Serpa, a vereadora Rosemeire de Almeida Serpa, também do PT, um dos coordenadores do MST no Oeste Paulista. A polícia encontrou na casa do ex-prefeito parte do material roubado da fazenda.

Estado Democrático de Direito é isso, ainda que o MST não queira reconhecê-lo.

Também na terça-feira, em Porto Alegre, no Fórum Social Mundial, o coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, anunciou que o movimento vai parar com as invasões. Ele certamente já sabia da divulgação das imagens e dos seus efeitos negativos junto à sociedade e, claro, é ano de eleição: novas invasões e a clara vinculação do MST ao PT poderia prejudicar a imagem da "companheira" Dilma Roussef.

Mas a partir de outubro tudo recomeça, especialmente se o sucessor de Lula não for Dilma.

Proprietários rurais, tremei!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

LULA COM SAUDADE DA CPMF

O presidente Lula continua com saudade da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Nós, cidadãos contribuintes, vibramos quando ela foi extinta, em 2008.

Ele choromingou a saudade, hoje, durante cerimônia de inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Pernambuco, acusando os partidos de oposição de derrubarem o imposto “apenas” para prejudicar seu governo.

O discurso foi, claro, foi mais uma tentativa de desqualificar os partidos de oposição e justificar seu apoio à ministra Dilma Roussef na sucessão presidencial.


A CPMF foi mais uma sangria injustificada ao bolso dos contribuintes. Dela não temos saudade alguma, nem daqueles que a defenderam e usaram os recursos dela oriundos de forma irresponsável.

Durante o tempo em que existiu, os recursos da CPMF não melhoraram a dramática realidade da saúde no Brasil.

GIGANTE MAIOR

A gigante Vale está ainda maior.

A mineradora brasileira firmou acordo, hoje, com a Bunge Limited para a compra de ativos relacionados à produção de fertilizantes da Bunge no Brasil, incluindo nutrientes e a participação da empresa na Fosfertil - Fertilizantes Fosfatados S.A.

Valor da transação: 3,8 bilhões de dólares, algo em torno de 6,9 bilhões de reais

Sob os termos do acordo, a Vale adquirirá a participação de 42,3% que a Bunge detém na Fosfertil, bem como as minas de fosfato integralmente pertencentes à Bunge e suas instalações produtivas no Brasil. A capacidade anual de produção de rocha fosfática e sua participação na Fosfertil correspondem a aproximadamente 3 milhões de toneladas.

Fonte: Redaçãodo blog,m com informações da www.maxpressnet.com.br

PMDB ANTECIPA CONVENÇÃO NACIONAL PARA DIA 6

Temer , atual presidente do PMDB, deverá ser confirmado no cargo e indicado como vice de Dilma.

A executiva do PMDB marcou a convenção nacional do partido para o próximo dia 6 de fevereiro. Onze lideranças peemedebistas se reuniram, há pouco, em Brasília, e mantiveram a antecipação da data. Inicialmente a convenção seria realizada no dia 6 de março.

O objetivo é reconduzir o presidente da Câmara, Michel Temer, ao comando do partido e articular o seu nome como vice na chapa a ser formada com o PT para concorrer a Presidência da República, com a ministra Dilma Rousseff como candidata.

Embora haja divergências dentro do partido em relação a candidatura própria ou a composição com o PT, o líder do PMDB na Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (RN) disse que a decisão sobre a recondução de Temer foi unânime.


Fonte: Agência Estado

MACRO ZEE DA AMAZÔNIA EM CONSULTA PÚBLICA


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu, a partir de hoje, na Internet, consulta pública ao texto preliminar do Macro Zoneamento Ecológico e Econômico (MZEE) da Amazônia. O documento propõe um novo modelo de exploração dos recursos naturais e do uso do solo da região amazônica. O prazo final para as sugestões a serem feitas pela sociedade civil vai até 06 de março.
Sua principal função é promover a transição do padrão econômico atual para um modelo de desenvolvimento sustentável na região, capaz de contemplar as diferentes realidades e prioridades de territórios da Amazônia

O Macro ZEE da Amazônia é um instrumento fundamental de planejamento e gestão ambiental e territorial estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente. Sua principal proposta é promover a transição do padrão econômico atual para um modelo de desenvolvimento sustentável na região, capaz de contemplar as diferentes realidades e prioridades de territórios da Amazônia.

O texto aborda os desafios desta transição e indica estratégias de adequações de diferentes setores da economia, como o energético e mineral, o planejamento integrado de infra-estrutura e logística, bem como o territorial rural e urbano, proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos, agricultura e mudanças climáticas na Amazônia.


Calendário

Início da consulta pública – 27 de janeiro

Conclusão da consulta pública – 6 de março

Reunião da CCZEE para aprovação do documento final – 11 de março
Para mais informações, acesse
Para conhecer o documento preliminar do Macro ZEE da Amazônia, apresentar críticas ou propor sugestões, acesse a página www.mma.gov.br/zee

PRECATÓRIO: SISBEL RECORRE AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

O advogado do Sindicato dos Servidores de Belém (Sisbel), Jader Dias, entrou, na última segunda-feira, com um agravo de instrumento no Tribunal de Justiça do Estado (TJ), pedindo a revogação da decisão do juiz Marco Antônio Castelo Branco de sustar a incorporação de 20,84% nos salários dos servidores municipais. O pagamento do percentual é resultado de ação judicial transitada em julgado. Na execução da sentença, a juíza da 1ª Vara da Fazenda, Ana Patrícia Nunes Alves Fernandes, determinou a incorporação do percentual no salário de janeiro dos servidores, o que não aconteceu.

Segundo Jader Dias, o TJ deverá julgar a ação até o final desta semana. “Se o tribunal sair em nosso favor, o prefeito terá que incorporar essas perdas no contracheque de fevereiro. Caso contrário, ele terá de pagar uma multa de cem reais por cada servidor”.


O Sindicato calcula que aproximadamente 25 mil servidores que passaram pelos quadros da prefeitura entre os anos de 1992 e 2009 têm direito a receber as perdas salariais.

Fonte: Redação do boog com informação do www.diariodopara.com.br

GARIMPEIROS DO TAPAJÓS VÃO REUNIR COM DNPM

Em Itaituba, no sudoeste do Pará, entidades representativas dos garimpeiros pretendem reunir a categoria, no dia 3 de fevereiro, às 14h, na Câmara de Vereadores, com a presença do Diretor Geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Miguel Cedraz Nery.

Eles querem conhecer o resultado dos estudos realizados pelo Projeto Cuide de seu Tesouro e pelo Programa Nacional de Formalização da Produção Mineral- PRONAFOR, que subsidiou as ações do DNPM, permitindo ao órgão a definição de prioridades nos requerimentos.

A A
ssociação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (AMOT), o Sindicato dos Mineradores de Ouro do Oeste do Estado do Pará (SIMIOESPA) e a Cooperativa de Extração Mineral do Vale do Tapajós- COOPEMVAT estão em intensa mobilização para garantir a presença de grande número de garimpeiros.

"O grande sonho de todos os garimpeiros é a obtenção de seu título autorizativo consumado na Permissão de Lavra Garimpeira - PLG. Todavia, desde a edição da Lei que a criou (Lei nº 7.805/89), os garimpeiros e as cooperativas têm feito os requerimentos junto ao DNPM, sem que o título seja outorgado. Os motivos tem sido os mais variados", afirmou o presidente da Amot, Ivo Lubrinna, em ofício enviado ao diretor do DNPM, ontem.

GREVE NO IBAMA

Servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes realizam, na manhã desta quarta-feira, um protesto na sede do órgão, na avenida Conselheiro Furtado, em Belém. Na pauta de reivindicações está a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras e o combate ao desmonte dos órgãos ambientais. Todos os serviços estão paralisados.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Federais (Sintsep), a manifestação também é para denunciar políticas do Governo Lula consideradas anti-ambientais, como o decreto que anistia os crimes ambientais e a hidrelétrica de Belo Monte.


O decreto, publicado no Diário Oficial da União em 11/12/09, prevê a anistia de multas por crimes ambientais aos produtores rurais que aderirem ao programa Mais Ambiente. Além disso, o texto adia o prazo para o registro e compromisso de recuperação da reserva legal de propriedades rurais. As regras passaram a valer em janeiro desse ano.

Segundo o decreto, a adesão ao programa suspenderá a cobrança das multas aplicadas em decorrência de desmatamento ilegal e descumprimento de recuperação de áreas degradadas, por exemplo. Além da anistia, a regra impede novas autuações por estes crimes para quem aderir à iniciativa do governo.

Fonte: www.diariodopara.com.br

BRASIL: E SE MELAR A ALIANÇA DO PT COM O PMDB?

A Executiva Nacional do PMDB se reúne, na tarde de hoje, para definir o dia do encontro que elegerá o novo Diretório Nacional.

A antecipação da data, marcada inicialmente para 6 de março, tem sido defendida por lideranças próximas ao presidente da Câmara, Michel Temer (SP), também presidente licenciado do partido. A intenção é reconduzir Temer à presidência do PMDB e ainda firmar seu nome como vice na chapa a ser formada com o PT para as eleições presidenciais de outubro.

No entanto, há no partido quem defenda a convenção para março. O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique, chegou a ameaçar recorrer à Justiça contra a antecipação. A decisão oficial sairá da reunião da Executiva marcada para hoje, às 15h.

Luiz Henrique faz parte da ala contrária à aliança com o PT em torno na candidatura da ministra da casa Civil, Dilma Rousseff, para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desse grupo também faz parte o presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia, que defende a aliança do partido com os tucanos para eleger o governador de São Paulo, José Serra. Há ainda quem defenda uma candidatura encabeçada pelo PMDB, como é o caso do senador Pedro Simon (RS)

Quércia afirma contabilizar apoio dos dirigentes do PMDB de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Acre para a manutenção da convenção em março.


E agora, Lula? Qual o plano B, se melar a aliança com o PMDB?

Fonte: Agência Brasil e redação do blog

VIVA A DEMOCRACIA!!

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, se prepara para deixar a Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, a capital hondurenha, ainda hoje, em direção a Santo Domingo, capital da República Dominicana. O presidente eleito, Porfírio “Pepe” Lobo, que toma posse nesta quarta-feira, fez um acordo com o presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, para conceder salvo-conduto a Zelaya e a sua mulher Xiomara, permitindo que deixem a embaixada.

Desde 21 de setembro de 2009, Zelaya, a mulher e um grupo de correligionários estão hospedados na embaixada brasileira. O local é supervisionado noite e dia por militares e policiais. Eles não podem deixar a sede brasileira. Tudo que entra na embaixada deve ser minuciosamente fiscalizado pelas autoridades hondurenhas.

Os observadores brasileiros acompanham a distância as negociações para a concessão de salvo-conduto a Zelaya. Oficialmente, o governo do Brasil não foi informado sobre o acordo e a eventual saída do presidente deposto da embaixada.


Zelaya foi defenestrado do poder, através de medida legal, por tentar golpear a Constituição Nacional, na tentativa de se reeleger ad infinitum, depois que aprendeu a lição do bolivariano e bufão Hugo Chaves.

Que o imbróglio Zelaya sirva de exemplo à desastrada diplomacia brasileira a não se meter em assuntos internos de democracias vizinhas!

Viva a Democracia!!

LULA, O CARA

Apesar do recente exemplo dado pelo Chile - a presidente Michelle Bachelet, com aprovação popular de 82%, não conseguiu eleger seu sucessor -, o presidente Lula parece tão confiante na eleição de Dilma Roussef que resolveu esnobar o PMDB, por ele mesmo dito, há anos, como parceiro indispensável à governabilidade e à eleição presidencial de outubro.

Em novembro passado, com o ar de senhor do mundo, Lula propôs ao PMDB que apresentasse uma lista tríplice com nomes do partido para que ele, Dilma e o PT escolhessem o melhor para vice. O PMDB, claro, reagiu.

Agora, é o próprio presidente Lula que quer indicar o nome do PMDB. Ontem, segundo Agência Folha, ele anunciou que a cara-metade ideal de Dilma na eleição é o atual presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que é do PMDB.
O nome preferencial do partido é o do presidente Michel Temer.

E mais: Lula quer, antes de definir o vice de Dilma, superar as divergências entre o PT e o PMDB nos Estados, na tentativa de construir palanques conjuntos para Dilma.

Tá difícil, pelo que se vê nos desentendimentos entre os líderes do PMDB nos estados. Temer defende a aliança com o PT; Orester Quercia, presidente do PMDB paulista, que está na base do maior colégio eleitoral do País, prefere José Serra (PSDB); Pedro Simon (RS) defende candidatura própria do partido. É a Babel peemedebista.

Se Lula não cortar o salto Luis XV, corre o risco de perder o partido. O exemplo do Chile que se dane. Ele é Lula, "o cara!"

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

PMDB DE SETE ESTADOS SE UNE CONTRA CONVENÇÃO NACIONAL

A decisão do presidente nacional licenciado do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP), de antecipar para 6 de fevereiro a Convenção Nacional do partido provocou reação entre lideranças regionais peemedebistas. Líder do grupo oposicionista do partido, o presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia, já contabiliza apoio de sete Estados para evitar a mudança de data. Após receber pressão vinda especialmente do Sul do País, a Executiva Nacional marcou reunião de emergência para amanhã, em Brasília, para resolver o impasse.

Brigam para fazer a convenção no prazo limite, 8 de março, dirigentes do PMDB de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Acre. Em jogo, está menos a escolha do novo dirigente nacional do partido - a reeleição de Temer é dada como certa - e mais a candidatura à Presidência da República a ser apoiada pelo PMDB em 2010. Temer é cotado para vice na chapa da ministra Dilma Rousseff (PT). Já Quércia quer ver eleito o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). E há quem defenda uma candidatura própria peemedebista.

A contrariedade do grupo com a nova data foi expressa por Quércia em encontro com Temer em São Paulo na sexta-feira. O presidente nacional deixou o encontro sem garantir que desistiria da antecipação. Os oposicionistas reclamam que souberam da decisão da Executiva por meio da imprensa.

O líder catarinense coordenou ontem uma reunião extraordinária no diretório estadual do PMDB para definir estratégias contra a antecipação da data, entre elas a possibilidade de medidas judiciais para garantir a realização da Convenção Nacional em março. A discussão foi acompanhada por telefone pelo governador do Paraná, Roberto Requião, por Quércia, de São Paulo, e por dirigentes do partido no Rio Grande do Sul.

Candidato próprio

Em meio à cisão dos peemedebistas, ganhou traços de realidade nos últimos dias a ideia de o partido ter candidatura própria à Presidência. O senador Pedro Simon, presidente do PMDB gaúcho, prepara uma festa no litoral do Rio Grande do Sul, na noite do próximo sábado, para oficializar Requião como pré-candidato a presidente do partido.

Mais de 400 pessoas já confirmaram presença ao Encontro Estadual de Verão do PMDB-RS, em Capão da Canoa, que vai emprestar palanque ao ato político.


Fonte: Agência Estado

PS: A notícia não é boa para o governo Lula, o PT e Dilma Roussef. Sem o PMDB, ou com o PMDB assim dividido, as chances de vitória de Dilma, que hoje não são das melhores, ficam ainda mais complicadas.

NOBEL DA PAZ CRITICA LULA

No blog Prosa & Política, publicado com o título acima, ontem:

Shirin Ebadi é advogada e pacifista iraniana, prêmio Nobel da Paz em 2003, devido ao seu desempenho pela democracia e pelos direitos humanos, acima de tudo das mulheres, crianças e direito dos refugiados. Foi a primeira iraniana e a primeira mulher muçulmana a receber o Nobel. Mas hoje se vê constrangida e viver como refugiada na Alemanha. Ontem, dia 24, ela deu uma entrevista onde faz críticas contundentes ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Leia abaixo:


"Será que o povo brasileiro sabe o que o governo iraniano faz nas ruas ou às escondidas? Será que não se pergunta por que seu governo despreza as violações dos direitos humanos no Irã? Me entristeceu muito ver o presidente Lula reconhecer publicamente a vitória de Ahmadinejad tão rapidamente. Como pôde fazer isso? Como o presidente de uma democracia pode se unir a um governo que tortura e mata seus estudantes e jovens, sua gente nas prisões, oponentes e minorias? Urge que se dia aos brasileiros que peçam ao presidente que não vá ao Irã ou, convide Ahmadinejad ao Brasil. Lula não deveria fazer amizade com governos criminosos. Não tenho autoridade para falar com Lula. Então, falo ao povo brasileiro."

Depois que Barack Obama recebeu o Nobel da Paz, Lula, aparentemente por pura inveja, passou a desejar esse prêmio. Uma demonstração dessa pretensão aconteceu durante as exéquias de Zilda Arns, ele insidiosamente lançou a candidatura desta ao Nobel da Paz, mas em sua torpe mente distorcida, deve estar viajando a sinistra idéia, que a comissão do prêmio troque o nome de Zilda pelo seu.

Todavia a comissão que escolhe os premiados é um órgão sério, portanto as afirmações de Shirin, são uma pá de cal, nesse mais novo desvairo de Lula.


Fonte: www.prosaepolitica.com.br

BEBA LEITE TODO DIA


O que não faltam são motivos para beber leite todos os dias.
Além de fundamental para o processo de crescimento, o leite é o alimento com a maior concentração de cálcio (mineral essencial para a formação dos ossos), e um dos mais ricos em proteínas. É por isso que o Ministério da Saúde, a OMS (Organização Mundial da Saúde) e tantas outras organizações internacionais recomendam três porções diárias de leite ou de lácteos, como iogurte, queijo ou bebidas à base de leite.

Como o Brasil vai sediar o 11º Congresso Pan-Americano do Leite, em março deste ano, é importante sabermos todos os benefícios que o leite pode trazer para a saúde. A nutricionista da Láctea Brasil, Licínia de Campos, listou 10 motivos que provam que o produto é um alimento essencial.

1- Leite e derivados são essenciais para a dieta humana

O leite tem entre seus componentes nove nutrientes essenciais, entre eles: cálcio, vitamina A, vitamina D, proteínas e potássio. Estudos demonstram que os produtos lácteos, quando consumidos como parte da dieta saudável, incrementam a qualidade alimentar e nutricional e ajudam a diminuir o risco de osteoporose, hipertensão, obesidade, câncer de cólon e síndrome metabólica.

2- Leite e derivados ajudam a construir ossos fortes

Os produtos lácteos fornecem um mix único de nutrientes, incluindo cálcio, vitamina D, fósforo e proteínas, os quais contribuem para maximizar a densidade óssea e retardam a perda óssea relativa ao avanço etário. A associação positiva entre cálcio dos produtos lácteos e saúde óssea foi bem estabelecida por décadas de estudos clínicos.

Para conhecer os oito outros bons motivos para beber leite todos os dias, acesse
http://www.maxpressnet.com.br/noticia.asp?TIPO=PA&SQINF=415995

PALMADA NÃO RESOLVE, DIZEM EXPERIÊNCIAS


Casos exitosos em todo o País levam a pais, mães e cuidadores de crianças o conhecimento de que bater não educa, só atrapalha.

Como as crianças se sentem quando são castigadas fisicamente com tapas, puxão de orelha, chineladas e outros meios? O que se passa com elas quando ficam presas em quartos escuros ou são humilhadas? Elas são capazes de entender por que os pais as agridem (mesmo quando dizem bater para educar)?

Um estudo realizado pelo Instituto Promundo (organização não governamental brasileira que funciona há doze anos no Rio de Janeiro) ouviu pais e crianças em três comunidades cariocas para compreender melhor como eles veem o fenômeno dos castigos físicos e humilhantes. O trabalho, intitulado Crianças Sujeitos de Direitos, envolveu, ao todo, 65 crianças e adolescentes e 600 pais, mães e cuidadores de crianças.

Os piores métodos de castigo apontados pelas crianças foram a palmada no braço; ficar de castigo no banheiro; ficar de castigo no quarto; tapa na cabeça; paulada; puxão de orelha e chinelada. A maioria delas admitiu sentir medo, tristeza e raiva quando sujeitadas à punição física ou humilhante.

Relatos dos especialistas que participaram do processo apontam que o tema levantou sentimentos muito fortes. Foram constatadas sensações de tristeza, infelicidade, depressão e, principalmente, dor e raiva quando os pais utilizam castigos físicos e humilhantes. Os depoimentos também apontam que as crianças sentem rejeição, menosprezo e marginalização. Elas relataram humilhação e impotência pelo fato de não poderem revidar o que foi sofrido.

Meninos e meninas ouvidos na pesquisa também disseram ficar muito ressentidos nos momentos em que sentem que seus pais não os escutam nem levam seus desejos em consideração. Muitos descreveram tentativas desesperadas de tentar se fazer ouvir pelos adultos. Há também uma carência por mais demonstrações de afeto e uma escuta atenta por parte de pai e mãe.

A mãe foi a pessoa que apareceu com maior frequência nos depoimentos das crianças como a aplicadora de castigos, principalmente os físicos, seguida dos irmãos e tios. O estudo aponta que isso se deve, provavelmente, ao fato de que elas passam mais tempo com seus filhos do que os demais.

Para conhecer melhor os estudos e as experiências exitosas, acesse os seguintes sites:

Rede Não Bata, Eduque! http://www.naobataeduque.org.br/

Instituto Promundo: http://www.promundo.org.br/
Fundação Xuxa Meneguel: http://www.fundacaoxuxameneghel.org.br/

MAIS UM ESTUDANTE MORTO PELA POLÍCIA DE CHAVES

Mais um estudante morreu, ontem, na Venezuela, em confrontos de rua com a polícia e milícias paramilitares do bufão Hugo Chaves. Desta vez, o incidente aconteceu nas ruas da própria capital, Caracas. Nele, o estudante foi vítima de um explosivo lançado pela polícia. Outras dezesseis pessoas ficaram feridas. Os estudantes prometeram mais protestos para hoje.

Os protestos dos estudantes contra Chaves, que se iniciaram no último domingo, são decorrentes do fechamento de seis canais de televisão, uma dela a Radio Caracas Televisão (RCTV).

Segundo o governador de Mérida, Marcos Díaz, o estudante que morreu no domingo passado chamava-se Jossimir Carrillo Torres, que cursava o ensino médio.

A Venezuela vive, desde o domingo passado, uma convulsão decorrente da insatisfação com o governo de Chaves. Pressionado por inflação sem controle, racionamento de alimentos e energia elétrica, o governo passou a intervir em empresas e a estatizar outras acusadas de boicotar os frágeis programas de controle econômico do governo. O fechamento dos seis canais de TV foi a gota d'água.

O socialismo bolivariano do bufão Chaves está se esfacelando.

RESULTADOS DO ENEM SAEM NA QUINTA

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados na próxima quinta-feira, segundo informou, hoje, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

De posse da nota, os estudantes poderão concorrer a vagas em universidades federais que aderiram ao Enem, em substituição aos seus vestibulares. A escolha será feita pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que deve entrar no ar após a divulgação das notas do Enem.

Cerca de 40 universidades federais aderiram à proposta de substituir o vestibular tradicional por um novo modelo de seleção por meio do Enem. Algumas substituíram totalmente seus processo seletivos pelo exame, outras vão usar a nota como integrante do vestibular.

Na região Norte, aderiram ao Enem apenas as federais
do Amazonas (Ufam), do Acre (Ufac), do Tocantins (UFT), e de Rondônia (Unir). No Pará, as universidades que pretendiam adotar as notas do Enem desistiram depois do escândalo que causou o cancelamento da primeira prova.

Fonte: Agência Brasil e redação do blog

A PARTIR DE MARÇO, VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE SUÍNA

Vem aí a vacinação contra a influenza A (H1N1), gripe suína. O cronograma, que se inicia em março, prevê uma campanha de imunização em quatro etapas.

Serão vacinados os trabalhadores da rede de atenção à saúde, indígenas, gestantes, portadores de doenças crônicas, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, pessoas de 20 a 29 anos e idosos que têm doenças crônicas.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foram comprados 83 milhões de doses da vacina, ao custo de R$ 1 bilhão. Ele destacou que a estratégia brasileira tem como objetivo reduzir a incidência da gripe e de óbitos por grupos de risco.

Fonte: Agência Brasil

SERVIDORES ESTADUAIS COMEÇAM A RECEBER NA QUINTA

Os servidores públicos do Estado do Pará começam a receber o salário do mês de janeiro na próxima quinta-feira.

Os primeiros a receber serão os servidores inativos e pensionistas. No dia 29, será a vez dos inativos civis e das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Administração (Sead). No dia 1º de fevereiro recebem os servidores ativos da Seduc, na capital e interior do Estado. No dia 2 serão pagos os salários dos órgãos da administração indireta e, no dia 3, da administração direta.

Veja o calendário de pagamentos.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO

DIA 28 - Inativos Militar/Pensionistas

DIA 29 - Inativos Civil/Seduc/Sead

DIA 1º DE FEVEREIRO - Seduc capital e interior

DIA 2 DE FEVEREIRO - Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Segup, Adepará, Arcon, Asipag, CDI, Ceasa, Cohab, CPC Rentao Chaves, EGPA, Emater, FCG, FCPTN, FCV, Funcap, Funtelpa, Fapespa, Hospital de Clínicas, Hospital Ofir Loyola, Hemopa, IAP, Igeprev, IMEP, Ipasep, Iterpa, Paratur, Paraminérios, Prodepa, Santa Casa, Sesipe, Uepa, Ideflor, Idesp, Loterpa.

DIA 3 - Auditoria, Casa Civil, Casa Militar, Consultoria, Defensoria, Gabinete Vice-governador, NGPR, Procuradoria Geral, Segov, Sepe, Sepaq, Seir, Sedect, Sead, Sefa, Sepf, Sagri, Sema, Secult, Sedurb, Seel, Seicom, SEJUDH, Seop,Sespa, Seter, Sedes, Setran, Secom.


Fonte: www.diariodopara.com.br