sexta-feira, 7 de maio de 2010

SERRA PELADA VAI REABRIR

O garimpo de Serra Pelada, no município de Curionópolis, no sul do Pará, vai reabrir, mas agora com lavra mecanizada. O início das obras de construção da nova mina etá prevista para a segunda quinzena de julho.

A retomada do garimpo só foi possível depois que os 45 mil garimpeiros receberam, em 2007, a concessão das terras do antigo garimpo e criaram a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp). A concessão de lavra foi entregue, hoje, pelo ministro Márcio Zimmerman e pelo senador Edison Lobão (PMDB-MA), na presença de centenas de garimpeiros que vieram para o evento em Curionópolis.

Na corrida pelo ouro, no início da década de 80, milhares de homens trabalharam dia e noite na cratera aberta à mão no sudeste do estado do Pará. Serra Pelada foi o maior garimpo a céu aberto do mundo. O acordo para retomada da extração no local foi fechado esta semana no Ministério de Minas e Energia, em Brasília.

Há três anos, a cooperativa fez um acordo com a Colossus, uma mineradora Canadense, para estudar o terreno de 100 hectares. O levantamento apontou uma rica reserva de paládio, platina e pelo menos 33 toneladas de ouro. Tirar tudo isso lá do fundo, enterrado a quase 300 metros de profundidade, só com máquinas e tecnologia.

Fonte: Agência Brasil e redação do blog

Nenhum comentário: